O UOL fez cortes em sua equipe de jornalistas. Entre os profissionais dispensados estão comunicadores veteranos, que tinham mais de dez anos de casa. Nomes como Adriano Wilkson, Marie Declercq, Ivan Marsiglia e Marcos Candido deixaram o veículo.
Adiano Wilkson tinha 12 anos de trabalho como repórter do UOL. No X (ex-Twitter), publicou sobre a saída: “Lamento a decisão do site, motivada por sua nova linha editorial”. Autor de reportagens de fôlego, cobriu diversas edições de Copa do Mundo e Olimpíadas. Ganhou o Prêmio Aceesp de Melhor Matéria em 2017 com a reportagem Em um motel, lutador desidrata e entra em agonia antes de sua grande luta. É autor do podcast Os Grampos de Robinho, que mostrou conversas entre o ex-jogador de futebol Robinho e seus amigos que foram a base da acusação do Ministério Público da Itália contra ele por estupro coletivo. Robinho foi condenado a nove anos de prisão pelo crime.
Marie Declercq trabalhou como repórter no UOL por oito anos. No X, a jornalista publicou sobre sua saída do veículo: “Infelizmente o tipo de reportagem que faço não é mais compatível com os rumos editorais da empresa”. Declercq publicou reportagens sobre temáticas relacionadas aos direitos das mulheres, como discursos de ódio contra o gênero feminino nas redes sociais, a cultura red pill e o crescimento do chamado “masculinismo”. É autora da newslett Não Prometo Nada.
Ivan Marsiglia tinha dois anos de casa. Tralhava como editor-assistente do TAB UOL. Vencedor do Prêmio Estado de Jornalismo em 2012, é autor do livro A Poeira dos Outros – Um repórter na Casa da Morte e mais 19 histórias.
Marcos Candido trabalhou por sete anos no UOL. Autor de reportagens marcantes, escreveu sobre o estilo de vida de moradores da Santa Cecília, no centro de São Paulo, em reportagem que viralizou o termo santa ceciliers. Antes, trabalhou na Folhateen, da Folha de S. Paulo, e nas revistas Trip e Tpm. Foi também colaborador para as revistas piauí e Superinteressante.
Em nota, o UOL comentou sobre os cortes:
“Não há nenhuma mudança de linha editorial nem redução de equipe: iniciamos processo seletivo para buscar novos integrantes para nossa equipe. O UOL continua com o mesmo compromisso de produzir reportagens de impacto”.
- Leia também: +Admirados do Agronegócio: primeiro turno termina na quinta-feira (18/4)
The post UOL faz cortes na equipe appeared first on Portal dos Jornalistas.