Por uma marca de valor em 2025

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O primeiro e mais importante passo para a criação de qualquer empresa é fazer o registro de marca, sabia? É uma etapa essencial para proteger a história, as conquistas e, também, para fortalecer a sua presença e posição no mercado. Posso citar vários exemplos de casos em que as empresas passaram direto dessa etapa e enfrentaram diversos problemas.

Entre os mais conhecidos, está a disputa entre a marca de cachaça mineira “João Andante” que foi processada pela “Johnnie Walker”. A norte-americana pediu a revisão da marca mineira mediante a alegação de plágio, visto que o nome adotado pela brasileira é uma tradução livre do nome em inglês. Diante do pedido, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) suspendeu o direito de uso da marca pela empresa de cachaça, que precisou alterar o nome do produto para “O Andante”.

Por este exemplo já dá para mensurar o prejuízo que a cachaçaria teve. Posso garantir que pesou mais no caixa da empresa do que ter aberto o processo para registro da marca. Então, o melhor conselho que posso oferecer a quem quer empreender é: faça o registro da marca o quanto antes. Essa ação é a proteção legal contra o uso não autorizado dos elementos que caracterizam o seu negócio por terceiros. O que significa impedir que outras empresas usem a sua identidade, seja o nome ou o logotipo, que apresente semelhanças.

Outro ponto importante é que este reconhecimento atribui credibilidade e confiança ao seu negócio. Ter uma marca registrada reforça o profissionalismo e transmite seriedade, projetando confiança para os seus parceiros de negócios.

Obter o registro também garante a exclusividade do uso da marca em todo o território nacional, fazendo com que você evite conflitos e, com isso, consiga obter a valorização do negócio. Outro fator a se levar em conta é a facilitação da expansão de mercado, tanto internamente, dentro das fronteiras do país, quanto internacionalmente, pois também há possibilidade de expandir o registro para fora do Brasil.

Bom, caso escolha deixar o registro de lado, você estará sujeito a uma série de desafios e prejuízos, que vão desde problemas para encontrar o seu produto ou serviço por parte dos clientes até permitir que outra empresa passe na sua frente e faça o registro de marca antes de você, impedindo você de usar o nome ou o logotipo que você sonhou e criou para seu negócio, produto ou serviço.

Em outras palavras: sua empresa ficará à mercê de ações legais, que podem partir de danos morais, multa e, em alguns casos, o empresário responder por crime de concorrência desleal.

Se entre as suas metas para 2025 está expandir o seu negócio, gerando valor, fortalecimento e credibilidade, é importantíssimo fazer o seu registro o quanto antes. Sem pensar nestas hipóteses, uma série de oportunidades podem ficar pelo caminho em 2025, 2026, 2027… Prevenir é sempre melhor do que remediar.

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