Lula está “super estável” e deve ter alta “na semana que vem”, dizem médicos

Médicos de Lula no Hospital Sírio-Libanês
Médicos de Lula no Hospital Sírio-Libanês durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (12). Foto: reprodução

O presidente Lula (PT) deve receber alta hospitalar no início da próxima semana, segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, que deu detalhes sobre o estado de saúde do presidente em uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (12). “Neurologicamente perfeito, está ótimo e conversando”, disse Kalil.

O procedimento realizado nesta manhã, destinado a complementar a drenagem de uma hemorragia intracraniana, não alterou o cronograma médico. A expectativa é que Lula deixe a UTI já nesta sexta-feira (13), pois, segundo os médicos, o estado do petista está “super estável”.

A segunda intervenção, feita no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, teve início por volta das 7h25, com duração de cerca de uma hora, e transcorreu sem complicações. Roberto Kalil explicou que o presidente está estável e se recuperando bem.

“[A cirurgia] Foi com sucesso, foi um complemento. O presidente está acordado, na UTI, está super estável, deverá ter alta no começo da semana”, declarou o médico. Ele também mencionou que a decisão pelo procedimento complementar foi discutida dois dias após a cirurgia de emergência realizada na terça-feira.

Na terça, Lula já havia passado por uma cirurgia emergencial para drenar um hematoma na cabeça, consequência de uma queda sofrida em outubro. O acidente ocorreu quando ele caiu de um banco enquanto cortava as unhas, o que resultou em um ferimento na nuca e pontos.

A equipe médica garantiu que o presidente não apresentará sequelas e que suas funções neurológicas estão completamente preservadas. Lula está temporariamente proibido de receber visitas de trabalho no hospital até que sua recuperação esteja completa.

Confira a coletiva de imprensa:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.