GM encerra serviços do robotáxi Cruise para focar em carros autônomos

A GM Motors comunicou nesta semana o fim do investimento nos robotáxis da Cruise. A montadora americana passará a focar no desenvolvimento do Super Cruise, sistema de direção autônoma usado nos carros pessoais da marca. Com essa nova estratégia, a Cruise será gradualmente absorvida pela GM, que já detém 90% das ações da subsidiária.

O comunicado da GM sobre o fim do serviço de robotáxis foi uma surpresa para jornalistas de tecnologia (este que vos escreve incluso) e outras pessoas que acompanham esse segmento. A montadora americana retomou os testes do serviço de táxi autônomo em abril, usando os carros da Cruise com supervisão de motoristas para coletar dados e melhor o sistema de direção. Isso indicava que a GM seguiria investindo no serviço.

Quais os próximos passos da GM com o fim da Cruise?

Agora a GM Motors investirá no sistema de direção autônoma de carros pessoais, um projeto que já está presente em mais de 20 carros da montadora. O sistema chamado Super Cruise fornece assistência de direção, permitindo que o motorista supervisione o trajeto sem estar com as mãos nos volantes.

O principal concorrente do Super Cruise é o Tesla Autopilot, mas a GM afirma que seu sistema tem a vantagem de funcionar com reboque engatado. Na página dedicada ao Super Cruise, a montadora também lista as estradas e ruas compatíveis com o sistema.

Como explicou a GM no comunicado, a incorporação da Cruise também fornecerá dados e tecnologia para evoluir o seu sistema de direção assistida. Os funcionários da empresa de robotáxi também serão integrados ao quadro da montadora e a equipe responsável pelo Super Cruise.

Por que a GM parou de investir na Cruise?

A GM explica que está desistindo do mercado de robotáxi por conta do tempo e recurso necessário para escalar o projeto, além deste mercado estar se tornando mais competitivo. Nos Estados Unidos, a Waymo, do Google, é a principal rival da Cruise e tem a vantagem de poder usar o Gemini no seu sistema de direção autônomo.

Outro possível motivo são os problemas que os robotáxis vêm passando em algumas cidades onde já operam, principalmente em São Francisco. Após ter a licença cassada na cidade, a Cruise interrompeu o serviço de táxi autônomo em todas as cidades que operava. A Cruise chegou até a interromper o desenvolvimento de um novo veículo para o serviço de robotáxi após a cassação da sua licença.

Com informações: TechCrunch

GM encerra serviços do robotáxi Cruise para focar em carros autônomos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.