Descarte irregular de lixo em vasos sanitários compromete a rede de esgoto da Emasa em Balneário Camboriú

A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa) está alertando mais uma vez a população para que não descarte lixo em vasos sanitários, pias e ralos, porque esse tipo de descarte provoca entupimento da rede de esgoto que não é projetada para receber esse tipo de material. 

O ‘lixo’ mais frequente encontrado é papel higiênico, cabelo, absorventes, fraldas, lenços descartáveis, preservativos, e outros materiais sólidos, devem ser descartados nas lixeiras, nunca nos vasos sanitários.

Equipes da Emasa que fazem a manutenção das elevatórias estão verificando um grande aumento na quantidade de lixo despejado na rede, o que pode ser comprovado nos cestos das elevatórias que são limpos constantemente para evitar obstruções, entupimentos e extravasamentos.

O diretor geral da Emasa, Alexandre Motta, disse que na principal elevatória da Emasa, na Rua 3700, foram três dias de serviço, só tirando esse lixo e no ano todo, foram feitas 67 limpezas de Estações Elevatórias de Esgoto e 439,5 m³ de resíduos descartados.

“É incompreensível, temos que apelar ao bom senso de cada cidadão, porque não tem como fiscalizar, entrar nas casas, porque esse tipo de lixo causa obstrução na rede, prejudica a operação das bombas nas estações e a aeração”, disse.

Como fazer?

Motta disse que a Emasa está fazendo divulgações constantes a respeito do problema, orientando a população e inclusive as crianças, através do personagem Jacamasa, que faz educação ambiental nas escolas e fala sobre o problema.

“Estamos novamente pedindo à população e aos visitantes que não coloquem materiais sólidos nas descargas de banheiro e, sim, nas lixeiras, para evitar esse tipo de problema que prejudica a todos”, disse.

Outro problema cada vez mais frequente é o descarte de gordura nas pias e ralos.

“Muitas pessoas jogam essa gordura direto na pia da cozinha ou nos ralos, o que nos obriga a usar um anti espumante. É um trabalho constante e recorrente”, acrescentou.

Em caso de possíveis problemas pontuais na rede, a Emasa orienta os usuários a entrar em contato imediatamente pelos canais de atendimento da empresa, que são: SAC: 0800 643-6272; “Fala EMASA” (Whatsapp): (47) 3261-0000; Protocolo eletrônico: emasa.1doc.com.br/atendimento, ou e-mail: [email protected].

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