Veja 4 dicas para se proteger contra golpes neste fim de ano

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O fim de ano é marcado por festas e confraternizações, com elas vêm também a troca de presentes. No entanto, é também um período em que criminosos se aproveitam das promoções e da correria dos consumidores para aplicar golpes. Com tantas ofertas aparentemente irresistíveis e condições especiais de pagamento, é essencial estar atento para evitar prejuízos.

Para que você possa aproveitar as compras on-line com segurança, a Tribuna reuniu quatro dicas indispensáveis para se proteger contra golpes neste fim de ano.

Segundo Lívia Carolina Silva, gerente de Prevenção à Fraude do Banco Mercantil, a principal recomendação é nunca compartilhar dados bancários ou pessoais por telefone. “É fundamental tomar cuidado ao receber links de promoções no WhatsApp, por exemplo. Muitos desses links podem ser armadilhas para roubo de dados, o que pode causar grandes prejuízos”, alerta Lívia.

Fique atento a essas dicas

1.Verifique a autenticidade:

Sempre que receber um e-mail ou mensagem solicitando informações pessoais, certifique-se de que o remetente é legítimo. Entre em contato diretamente com a instituição, utilizando os números de telefone e os sites oficiais disponíveis.

2. Desconfie de ofertas tentadoras:

Se uma oferta parece ser boa demais para ser verdade, fique atento. Antes de realizar qualquer compra, pesquise sobre a loja ou vendedor e confira as informações no site oficial.

3. Proteja suas informações pessoais:

Nunca forneça dados pessoais ou bancários por telefone, e-mail ou mensagens, especialmente em contatos que você não iniciou. 

4. Cuidado com o uso de sua imagem:

Evite permitir que tirem fotos suas sem necessidade. Com sua foto, golpistas podem burlar sistemas de reconhecimento facial, acessar contas bancárias, realizar saques, compras e até contrair empréstimos em seu nome.

Cinco golpes mais comuns no fim de ano

O Banco Mercantil também elaborou uma lista com os cinco golpes mais comuns no fim de ano aplicados na internet. Confira:

1. Phishing:

Golpistas enviam e-mails ou mensagens de texto (SMS) que imitam a comunicação de bancos ou lojas conhecidas, solicitando a atualização de informações pessoais. Esses links direcionam as vítimas a sites falsos, criados para roubar dados sensíveis, como senhas e informações bancárias.

2. Ofertas e Promoções Falsas:

Sites fraudulentos são criados para divulgar promoções aparentemente irresistíveis, muitas vezes com preços extremamente baixos. Esses sites frequentemente imitam o design de lojas legítimas para enganar consumidores. Atraídos pelas “ofertas”, os clientes acabam compartilhando dados pessoais, informações de cartão de crédito ou realizando pagamentos diretamente para os golpistas.

3. Ligações Fraudulentas:

Criminosos se passam por representantes de bancos e ligam para as vítimas pedindo a confirmação de dados pessoais, sob o pretexto de evitar fraudes. Em alguns casos, solicitam o download de aplicativos maliciosos, permitindo que tenham acesso ao celular da vítima e, consequentemente, às suas contas bancárias.

4. Presente Falso:

Criminosos aparecem na residência da vítima com a alegação de que precisam entregar um presente anônimo ou inesperado. Contudo, exigem a captura de uma foto do destinatário para “confirmar” a entrega. Essa imagem é posteriormente utilizada para abrir contas fraudulentas ou acessar aplicativos bancários da vítima.

5. Compra Suspeita no Cartão:

O golpista entra em contato por ligação, SMS ou WhatsApp, se passando por um banco, informando sobre uma compra supostamente realizada com o cartão da vítima. Alegando a necessidade de confirmar ou cancelar a transação, os criminosos pedem informações ou instruem a vítima a seguir procedimentos que, na realidade, transferem dinheiro diretamente para eles.

 

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