Itamaraty suspende emissão de vistos de trabalho temporário para a BYD

Trabalhadores chineses em situação análoga à escravidão em Camaçari (BA). Foto: Reprodução

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta sexta-feira (27) que o governo suspendeu a emissão de vistos de trabalho temporários para a BYD (Build Your Dreams), fabricante chinesa de veículos elétricos e híbridos.

A decisão ocorre dias após autoridades trabalhistas encontrarem 163 trabalhadores chineses em condições “análogas à escravidão” em um canteiro de obras da fábrica da empresa em Camaçari, na Bahia. Os trabalhadores foram contratados pelo grupo Jinjiang, que negou qualquer irregularidade.

Os trabalhadores entraram no Brasil com vistos de trabalho temporários, o chamado tipo 5, reservado a profissionais com formação e experiência específicas para atividades a serem desenvolvidas no país, segundo o Ministério das Relações Exteriores.

O Ministério Público do Trabalho (MPT), que investiga o caso, afirmou que os trabalhadores foram trazidos de forma irregular e eram vítimas de tráfico humano.

De acordo com uma fonte ouvida pela Reuters, o pedido de suspensão da emissão dos vistos foi feito ao Itamaraty pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública no último dia 20, três dias antes da operação na fábrica ser divulgada. O pedido foi encaminhado para a embaixada brasileira em Pequim, responsável pela emissão dos vistos.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣 Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line
Adicionar aos favoritos o Link permanente.