Avião da Embraer caiu após ser atingido por tiros da Rússia, diz presidente do Azerbaijão

Os buracos na fuselagem do avião da Azerbaijan Airlines

O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, afirmou neste domingo (29) que o avião de passageiros que caiu na semana passada, matando 38 pessoas, foi atingido por tiros vindos do solo na Rússia. “Nosso avião foi derrubado por acidente”, disse ele à televisão estatal do país, acrescentando que a aeronave foi alvo de algum tipo de bloqueio eletrônico antes de ser alvejada ao se aproximar da região de Grósnia.

O presidente Vladimir Putin se desculpou no sábado (28) com Aliyev pelo “incidente trágico” ocorrido na quarta-feira (25) no espaço aéreo russo, quando as defesas aéreas russas interceptaram drones ucranianos. Em comunicado oficial, o Kremlin não confirmou que a Rússia havia derrubado o avião, afirmando apenas que uma investigação havia sido aberta.

“Infelizmente, nos primeiros três dias, ouvimos apenas versões absurdas vindas da Rússia”, declarou Aliyev, fazendo referência a especulações de que a queda teria sido causada por pássaros ou pela explosão de um cilindro de gás. “Fomos testemunhas de tentativas claras de encobrir o assunto”, acrescentou, criticando a forma como o caso foi tratado pelas autoridades russas.

O líder do Azerbaijão, que tem laços estreitos com a Rússia e chegou a estudar em Moscou, ressaltou que deseja que o governo russo reconheça sua responsabilidade pelo abatimento do avião e puna os envolvidos. “Queremos que a Rússia aceite a culpa e que os responsáveis sejam penalizados”, disse ele, enfatizando a gravidade do incidente que vitimou 38 pessoas.

Sobreviventes do desastre aéreo desembarcam no Azerbaijão na quinta-feira (26) – AFP

O voo J2-8243 da Azerbaijan Airlines caiu na quarta-feira (25) perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, enquanto drones ucranianos lançavam ataques contra o sul da Rússia. De acordo com quatro fontes ouvidas pela agência Reuters, as defesas aéreas russas teriam derrubado a aeronave por engano durante os confrontos.

“Nosso avião sofreu bloqueio eletrônico e, em seguida, foi alvo de disparos”, declarou Aliyev, reforçando a tese de que a queda ocorreu devido a ação militar russa. Até o momento, o Kremlin limitou-se a lamentar o incidente e prometer investigações, sem confirmar oficialmente sua culpa no abatimento do avião.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.