Segundo a inteligência artificial, esses cinco produtos tecnológicos desapareceriam em 2025

A tecnologia avança a passos largos, as inovações e a incursão da inteligência artificial são duas das principais razões pelas quais muitos objetos que eram grandes inovações há alguns anos começam agora a ser relegados. Em exercício, foi o que o ChatGPT disse sobre os avanços que poderão se concretizar.

Os smartphones, antes considerados dispositivos revolucionários do mercado, poderão sofrer uma transformação radical nos próximos anos. A convergência de tecnologias como a realidade aumentada, a inteligência artificial e a conectividade 5G está a dar lugar a dispositivos mais versáteis e personalizados. Os telefones celulares, como os conhecemos hoje, poderiam ser substituídos por dispositivos mais integrados que combinassem as funções de um telefone, um computador e um assistente pessoal.

Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp

A fotografia experimentou um crescimento exponencial, graças aos avanços nos sensores de imagem e algoritmos de processamento. A grande câmera disponível nos celulares tornou-se a ferramenta preferida de milhões de pessoas, deixando as câmeras digitais tradicionais em desvantagem. Embora as câmaras profissionais continuem a ser relevantes para os fotógrafos mais exigentes, espera-se que o mercado das câmaras compactas e de gama média contraia significativamente.

O streaming de música revolucionou a forma como consumimos conteúdo audiovisual. Plataformas como Spotify e Apple Music oferecem acesso com um clique a milhões de músicas, eliminando a necessidade de carregar dispositivos com arquivos de música. Os tocadores de música portáteis, como os iPods, estão destinados a se tornar itens de colecionador, à medida que os smartphones e os relógios inteligentes assumiram esse papel.

As televisões tradicionais, com os seus grandes ecrãs e cabos, estão a ser substituídas por smart TVs que oferecem acesso direto a serviços de streaming como Netflix e Disney+. Além disso, a crescente popularidade de dispositivos de streaming como Chromecast e Roku tornou mais fácil transmitir conteúdo em qualquer tela conectada à Internet.

DVDs e Blu-rays estão sendo relegados a segundo plano pela conveniência e versatilidade dos serviços de streaming. As bibliotecas digitais oferecem uma variedade maior de conteúdo, e a possibilidade de acessar filmes e séries a qualquer hora e em qualquer lugar mudou completamente a forma como consumimos entretenimento.

A tecnologia avança a um ritmo vertiginoso e o que hoje consideramos essencial poderá tornar-se obsoleto dentro de alguns anos. A busca constante por dispositivos menores, mais inteligentes e mais conectados está impulsionando a inovação e transformando a forma como vivemos. À medida que avançamos para o futuro, podemos esperar ver o surgimento de novas tecnologias que irão revolucionar ainda mais as nossas vidas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.