Por que 2,5 mil brasileiros deixaram o Reino Unido de forma voluntária em 2024

Torre do relógio de Londres, onde fica o sino Big Ben. Foto: Hannah Mckay/EPA

Cerca de 2,5 mil brasileiros deixaram o Reino Unido e voltaram ao Brasil em 2024, uma média de 11 pessoas por dia. O número é muito maior que o registrado em 2023, quando 1,7 mil pessoas do país deixaram a região de forma voluntária.

Os brasileiros estão entre as três nacionalidades que mais deixaram o Reino Unido de forma voluntária no ano passado, atrás de indianos e à frente de albaneses.

O movimento tem ocorrido por meio de um serviço de retorno voluntário do Home Office, departamento ministerial responsável por imigração. O programa paga passagem aérea e um apoio financeiro de até 3 mil libras esterlinas (cerca de R$ 23 mil) para voltar ao Brasil.

Em dezembro, o jornal local The Observer afirmou que cerca de 600 brasileiros voltaram ao país em três voos fretados. O veículo sugeriu que eles fizeram viagens secretas e sugeriu deportações, mas Ministério das Relações Exteriores do Brasil afirmou que eles deixaram o Reino Unido por meio do programa.

Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). Foto: Getty Images

Segundo o Deutsche Welle, foram as próprias autoridades do Reino Unido que propuseram os voos e 2024 foi o primeiro ano em que a medida foi implementada.

Ao contrário do que afirma o The Observer, foram feitos quatro voos com o objetivo nos dias 9 de agosto, 23 de setembro, 27 de setembro e 28 de novembro. A quantidade e a identidade dos brasileiros em cada voo não foi revelada.

Os retornos voluntários e forçados têm aumentado no Reino Unido, e o programa Home Office afirmou que até setembro de 2024 o número de brasileiros detidos por questões migratórios aumentou em 8% nos últimos anos.

Ao todo, 1,1 mil brasileiros foram detidos por questões migratórias em 2024 e 114 deles estavam na prisão em setembro. Do total, 413 foram deportados.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.