‘Nenhum país europeu estará entre as 10 maiores economias em 2050’, diz diplomata

Bandeiras da União Europeia e dos países membros. Foto: reprodução

A Europa enfrenta desafios significativos que ameaçam sua posição econômica e política no cenário global. O diplomata espanhol Jorge Dezcallar de Mazarredo alerta que, até 2050, nenhuma economia europeia estará entre as dez maiores do mundo.

A estagnação econômica é evidente, com previsão de crescimento de apenas 0,9% para 2024. Fatores como perda de competitividade, aumento da concorrência internacional e políticas de austeridade contribuem para esse cenário.

A fragilidade política também é preocupante. Na Alemanha, o governo de coalizão se desintegrou em novembro, levando à convocação de novas eleições para fevereiro de 2025. A economia alemã, antes considerada um “milagre”, enfrenta desafios significativos, com queda nos lucros de grandes empresas como a Volkswagen, que registrou uma redução de 64% nos lucros do terceiro trimestre. 

Além disso, a guerra na Ucrânia e a possível imposição de tarifas pelos Estados Unidos sob a presidência de Donald Trump podem desencadear uma guerra comercial prejudicial para os exportadores europeus.

Jorge Dezcallar ex-embaixador em países como Marrocos, no Vaticano e nos Estados Unidos. Foto: reprodução

Para enfrentar esses desafios, Dezcallar sugereisa de reformas abrangentes, incluindo o fortalecimento de sua capacidade militar, reconfiguração do sistema energético, reinvenção da indústria tecnológica e uma nova abordagem nas relações com Rússia e China. No entanto, o descontentamento popular e o fortalecimento de partidos populistas e de extrema direita em diversos países complicam a implementação dessas mudanças necessárias.

Em contraste, países como Espanha e Grécia, ques econômicas severas no passado, agora apresentam crescimento econômico significativo. A Espanha, por exemplo, deve crescer 2,9% neste ano, mais do que qualquer outra economia avançada, impulsionada por investimentos, aumento da produtividade e um setor de turismo robusto. 

A situação atual da Europa destaca a necessidade urgente de adaptação e reforma para manter sua relevância e prosperidade no cenário global em constante mudança.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.