A reação de Bolsonaro com o anúncio de Gusttavo Lima como candidato à presidencia

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sendo paparicado por Gusttavo Lima. Foto: reprodução

O cantor sertanejo Gusttavo Lima agitou os bastidores da política brasileira ao revelar sua intenção de concorrer à Presidência da República em 2026. A declaração, dada em entrevista ao Metrópoles, pegou aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de surpresa.

De acordo com interlocutores próximos a Bolsonaro, até poucos dias antes do anúncio, Gusttavo teria manifestado interesse em disputar uma vaga no Senado Federal por Goiás, representando uma das siglas PL, Progressistas ou União Brasil.

No entanto, a decisão de mirar o Palácio do Planalto pode gerar atritos no cenário político, especialmente dentro do Partido Liberal (PL), que ainda mantém Bolsonaro como principal liderança, apesar de sua inelegibilidade decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Aliados de Bolsonaro avaliam que a mudança de planos de Gusttavo Lima pode ser parte de uma estratégia política mais ampla. Uma das hipóteses levantadas é a de que o cantor sertanejo estaria buscando fortalecer o nome do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que também é apontado como possível presidenciável em 2026.

Outra teoria sugere que a pré-candidatura à Presidência seria, na verdade, uma forma de ganhar visibilidade e reforçar sua posição como favorito em uma eventual disputa ao Senado.

O cantor é conhecido por sua proximidade com figuras da extrema-direita, como Pablo Marçal (PRTB) e o próprio Bolsonaro, e tem uma base de fãs ampla e engajada, o que pode representar um trunfo eleitoral. Por outro lado, a movimentação gera tensões dentro de partidos que já estão em processo de definição de candidaturas majoritárias.

Gusttavo Lima “fez o M” com Pablo Marçal. Foto: reprodução

No PL, por exemplo, a candidatura de Gusttavo Lima à Presidência seria inviável, já que a sigla deve sustentar o ex-presidente como principal nome, mesmo sem viabilidade eleitoral direta. Para a base bolsonarista, a atitude do cantor foi recebida com desconfiança, especialmente por sua relação próxima com Ronaldo Caiado, visto como um concorrente natural do ex-presidente na corrida ao Planalto.

“O Brasil precisa de alternativas. Estou cansado de ver o povo passar necessidade sem poder fazer muito para ajudar. Eu mesmo enfrentei muitas dificuldades na vida, mas aproveitei as oportunidades que recebi”, afirmou Gusttavo em seu “anúncio” ao pleito.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.