Moraes diz que instituições ainda não entenderam os riscos que a democracia correu em 2022

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou a delegados que as instituições brasileiras ainda não compreenderam os riscos que a democracia correu em 2022. Com informações do colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

A declaração foi feita durante uma reunião com integrantes do Movimento Delegados pela Democracia (MDD), em dezembro. Na ocasião, oito delegados foram ao gabinete do magistrado para entregar uma homenagem por sua atuação na defesa das instituições.

Moraes afirmou que “houve uma histeria coletiva” na sociedade, em referência aos episódios em que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cantavam o hino nacional para pneus e acreditavam em fake news sua suposta prisão.

Segundo o ministro, “tanto na polícia quanto no Ministério Público e no Judiciário, tem gente que não entendeu ainda o que nós passamos. E o perigo de isso ressurgir”.

“Polícia, na ditadura, não é polícia. É braço armado do ditador. Ministério Público, Judiciário, na ditadura, não têm independência nenhuma, autonomia nenhuma. Também são os braços jurídicos da mesma ditadura”, acrescentou.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣 Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line
Adicionar aos favoritos o Link permanente.