86% dos brasileiros condenam os atos de 8 de janeiro de 2023, diz pesquisa Genial/Quaest

Felipe Nunes Tempus veritati

Às vésperas do evento em que o Governo vai lembrar o ataque aos três poderes, em 8 de janeiro de 2023, pesquisadores da Genial/Quaest foram às ruas para avaliar a percepção dos brasileiros sobre o episódio. De acordo com a pesquisa, 86% condenam os atos de invasão e vandalismo. Entre 2023 e 2025, a desaprovação caiu 8 pontos, mas continua maior do que à da invasão ao Capitólio nos EUA. Segundo o diretor da Genial/Quaest, Felipe Nunes, “a desaprovação aos atos aparece próxima dos 86% em todas as regiões do país, faixas de renda, escolaridade e idade”. Não há diferença estatística nem mesmo entre Bolsonaro e Lula. O índice de desaprovação é alto nos dois grupos, 85% e 88%.

Eleitores já admitem a influência de Bolsonaro

Perguntados sobre a possibilidade de influência de Bolsonaro na organização dos atos, 50% acreditam que sim, ele teve algum tipo de influência, enquanto 39% defendem que não. São números parecidos com os de fevereiro de 2023, quando a primeira pesquisa foi feita. De acordo com Felipe Nunes, “vale destacar a mudança na tendência do ano passado para cá.”

Documentos reforçam essa tendência

Entre 2023 e 2024, parecia que haveria uma relativização da participação do ex-presidente na organização dos atos. Mas essa tendência não se confirmou, sugerindo mudança significativa na percepção sobre o que aconteceu. O fato mais contundente capaz de provocar essa mudança foi a deflagração dos documentos e evidências em torno da tentativa de golpe de estado.

Percepção cresce entre bolsonaristas

O dado que mais chamou a atenção foi o comportamento dos eleitores de Lula e Bolsonaro. Essa percepção caiu entre os eleitores de Lula e aumentou entre os bolsonaristas. “Ao longo do tempo, os eleitores moderados de Lula, que enxergam algum exagero nas acusações que Bolsonaro vem sofrendo tendem a relativizar suas posições. Ao mesmo tempo, os eleitores moderados de Bolsonaro, que enxergaram como graves as acusações contra o ex-presidente tendem a ficar mais severos na avaliação sobre seus atos, para não se sentirem cúmplices de algo que acreditam ser errado”, destacou Nunes.

O post 86% dos brasileiros condenam os atos de 8 de janeiro de 2023, diz pesquisa Genial/Quaest apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.