Associação alerta para interrupção no transporte de grãos por novo sistema em pedágio

SÃO PAULO (Reuters) – Uma associação de transportadores de carga alertou sobre o risco de “colapso logístico” depois que a Agência Nacional Transportes Terrestres (ANTT) alterou as regras do sistema de pagamento para caminhões que transportam milhões de toneladas de commodities agrícolas e outras cargas, de acordo com um comunicado na quinta-feira.

A introdução de etiquetas eletrônicas como o único meio de pagamento aceito ocorre no momento em que o Brasil começa a colher uma enorme safra de soja de cerca de 170 milhões de toneladas, disse Carley Welter, diretor-executivo da Associação Nacional dos Transportadores de Cargas do Brasil (ANATC).

A entidade, cujos membros têm 2,2 milhões de motoristas de caminhões registrados, afirmou que as empresas que fornecem as etiquetas não têm conseguido atender à alta demanda.

Em um dia desta semana, Welter estimou que cerca de 50.000 caminhoneiros tenham sido afetados.

“Sem tempo suficiente para adaptação, milhares de caminhoneiros e embarcadores estão sem alternativas, enfrentando gargalos logísticos que podem resultar em multas de 3.000 reais por veículo a cada viagem”, disse o diretor-executivo.

A associação de transportadores NTC&Logística elogiou a introdução do novo esquema de pagamento para acelerar o fluxo de caminhões nas cabines de pedágio. Seus associados não relataram nenhuma interrupção relacionada às etiquetas, também chamadas de tag eletrônicas, de acordo com Gil Menezes, assessora jurídica do grupo, que explicou que são os embarcadores que têm a obrigação de fornecê-las e que todos tiveram tempo para se adaptar.

“Acredito que seja algo bom, pois agiliza o pagamento”, afirmou ela, comentando que a tag facilitará o fluxo nos pedágios.

Ela disse ainda que, até 31 de janeiro, os caminhoneiros terão a opção de usar, além da tag, os cartões com créditos, que poderão ser utilizados até o fim do saldo.

“As obrigações são as mesmas, nada mudou. Não tem chegado pra mim nada diferente (de demandas dos transportadores) do que tivemos a vida toda”, disse ela.

A ANTT afirmou que embarcadores e fornecedores tiveram amplo prazo para se adequarem ao novo sistema do Vale-Pedágio Obrigatório, após a implantação do novo modelo, inicialmente prevista para valer a partir de 30 de junho de 2024, ter sido prorrogada.

“A mudança busca aumentar a eficiência e segurança no transporte rodoviário de cargas, além de modernizar o Vale-Pedágio com tecnologias automatizadas e permitir a ampla fiscalização do cumprimento da previsão legal de antecipação do valor correspondente ao pedágio”, destacou.

A ANTT também destacou que as fornecedoras de Vale-Pedágio obrigatório não reportaram quaisquer falhas na emissão. “Quanto à disponibilidade de tags, também não houve notificações.”

Segundo a agência, mais de 20 empresas estão habilitadas como fornecedoras do Vale-Pedágio Obrigatório.

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), que representa empresas como a Cargill e a Bunge, disse que os caminhões são vitais para transportar os grãos até os portos.

“Se pretendemos exportar algo próximo a 180 milhões de toneladas de grãos, isso envolveria a realização de 5,1 milhões de viagens de caminhão”, disse Sergio Mendes, diretor-geral da associação.

A conta da Anec considera exportações de soja, farelo de soja e milho em 2025, entre outros produtos.

“Qualquer problema com os caminhões certamente resultará em perdas para o agricultor, o exportador e a balança comercial.”

A ANATC representa 32 empresas de transporte de cargas agrícolas, que movimentam um total de 150 milhões de toneladas de carga, principalmente soja, milho, algodão, fertilizantes, farelo de soja, calcário, caroço de algodão e combustível.

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