Procon-SP notifica novamente a Enel, agora por falhas ocorridas em 7 de janeiro

Enel pode sofrer intervenção federal (Foto: Flavio Lo Scalzo/Reuters)

O Procon-SP notificou, mais uma vez, a concessionária de distribuição de energia Enel, que presta serviços em mais de 20 cidades da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital, pela interrupção prolongada dos serviços no último domingo, 7 de janeiro.

Na ocasião, mais de 150 mil imóveis, incluindo mais da metade de toda a cidade de São Caetano, ficaram sem energia elétrica após fortes chuvas, de acordo com dados da empresa.

Na notificação feita à Enel nesta quinta-feira (9), o Procon-SP solicita esclarecimentos detalhados sobre a área e o número de consumidores impactados; as providências adotadas para a retomada do serviço; e como a informação foi comunicada aos consumidores.

O órgão também questiona sobre a política de compensações aos consumidores que ficaram muitas horas sem energia em suas residências e comércios. A Enel tem um prazo de 7 dias para enviar os esclarecimentos.

A medida é o primeiro passo de uma ação de fiscalização, que pode resultar em sanções, como multa – se aplicada, seria a quarta em um período de menos de 14 meses.

“O Procon-SP está atento a esta situação, que se repete a cada chuva, sempre com a mesma justificativa por parte da empresa e sem que sejam percebidas ações efetivas para a redução dos problemas, como a diminuição do prazo para restabelecimento do fornecimento de energia elétrica aos consumidores atingidos”, diz o Procon-SP em nota.

Para se defender, a Enel tem alegado que os problemas no fornecimento de energia elétrica são causados por eventos climáticos severos, com ventos acima do esperado.

Contudo, para Luiz Orsatti Filho, diretor executivo do Procon-SP, culpar os ventos fortes “não pode mais ser uma resposta aceitável”, já que eles deixaram de ser um elemento surpresa e, na verdade, se tornaram recorrentes.

“Há mais de um ano não se tem notícia de que alguma providência efetiva, seja de engenharia ou de operações, tenha sido tomada para, no mínimo, agilizar a retomada dos serviços”, complementa.

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