Oito dicas de lanches para serem consumidos neste verão

Divulgação Brain

Em tempos de férias, manter a rotina e os horários das refeições pode ser um desafio, e é aí que os lanches rápidos entram como uma solução prática e nutritiva, seja numa trilha, durante um dia na praia ou na estrada no trajeto de uma viagem. 

Segundo a nutricionista Elaine Moreira, consultora da Linea Alimentos, consumir lanches ao longo do dia ajuda a evitar exageros nas refeições principais. “Se passamos a tarde toda passeando sem comer, é difícil não exagerar no jantar, o que pode prejudicar o sono, já que a digestão à noite é mais lenta”, explica.

Elaine também alerta que a falta de carboidratos e nutrientes no sangue pode causar irritabilidade, impaciência e dores de cabeça. “Assim como precisamos de hidratação constante, consumir lanches ao longo do dia é essencial. O organismo precisa de nutrientes fracionados para manter o cérebro, os músculos e o intestino funcionando bem”, complementa.

A nutricionista traz oito dicas para lanches saudáveis para o período de férias e viagens:

  1. Variar os lanches: frutas são ótimas opções, especialmente em cores variadas, já que cada cor oferece um tipo de vitamina diferente.
  2. Frutas congeladas: uva e melão congelados são refrescantes e mantêm a textura e o sabor, sendo ideais para destinos quentes.
  3. Frutas e legumes desidratados: práticos para passeios longos, banana, maçã, damasco, uva-passa, batata-doce e beterraba são algumas opções saborosas na forma desidratada. 
  4. Combinar frutas com proteínas ou gorduras saudáveis: para evitar a fome rápida, uma opção é associar frutas com sachês de whey, pipoca, iogurtes, queijos, mix de castanhas ou granola.
  5. Lanches ricos em proteínas: tortas ou sanduíches com frango ou atum são ótimos aliados. Para manter a qualidade, uma opção é armazenar em potes herméticos e bolsas térmicas. 
  6. Hidratação na praia: água de coco é excelente para repor líquidos, e o açaí fornece energia. “Cuidado com os acréscimos calóricos, como leite em pó e leite condensado. Uma alternativa menos calórica e mais saciante é misturar sachês de whey sem açúcar ao açaí”, recomenda Elaine.
  7. Snacks salgados: opções como tomate-cereja com queijo parmesão ou coalho e azeitonas são ótimas, especialmente para quem precisa repor sódio.
  8. Barras e biscoitos saudáveis: biscoitos de polvilho, barras de cereais e de proteínas são práticas e oferecem saciedade. As barras de proteína, além de ser uma opção de sobremesa, vêm com uma dose de proteína que dá saciedade e de chocolate que dá energia, inclusive há versões sem adição de açúcar, que são menos calóricas e igualmente saborosas. Os snacks da Hummm!, por exemplo possuem de 5 a 11 gramas de proteína, são sem adição de açúcares e vêm em sabores como banoffee, brigadeiro, doce de leite, maracujá, brownie, cheesecake de morango, cookies’n cream, creme de avelã e paçoca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.