Enem 2024: única aluna de escola pública com nota máxima na redação é de colégio de Viçosa

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Samille Leão Malta foi a única estudante de escola pública do Brasil a tirar nota mil no Enem 2024 (Foto: Arquivo pessoal)

“Eu esperava ter ido bem, mas a nota máxima na redação foi uma surpresa para mim, porque sempre fui melhor em exatas”, diz a única estudante de escola pública do país a alcançar a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. A notícia foi dada na última segunda-feira (13) pela sua mãe, enquanto Samille Leão Malta estava na academia para conter a ansiedade com o resultado. “Filha, você é nota mil”, e assim a aluna do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-Coluni) descobriu. 

Aos 16 anos, Samille se mudou de Virginópolis, no interior de Minas Gerais, para estudar no colégio em Viçosa. Lá, a estudante diz ter feito “os melhores amigos da vida”, além de ter aprendido a estudar de uma forma diferente. A redação nota mil foi resultado dessa imersão no mundo dos estudos. “Eu tinha dificuldades em me expressar, fiz cursinho de redação, aprendi as fórmulas, mas o que me valeu muito foi o conteúdo que aprendi nas aulas de história, geografia e outras matérias. Aprendi a sentir o tema, a refletir sobre ele e a ter senso crítico sobre as coisas da vida. Isso fez a diferença na minha redação.” 

Tema da redação do Enem 

À assessoria da UFV, Samille disse que foi relembrando as aulas de história sobre a escravidão dos negros no Brasil e a visão crítica sobre o racismo e os valores multiculturais, discutidos em muitas matérias, que a ajudaram a fechar o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, proposto para o Enem. “Infelizmente, no Brasil, as escolas não mostram que muitos de nossos hábitos vêm da cultura africana e nem os governos valorizam as tradições, as crenças e as manifestações artísticas da cultura negra”, escreveu na redação. 

Com a nota mil obtida e um ótimo desempenho em outras matérias, Samille acredita que está muito perto de entrar para o tão sonhado curso de medicina. “Ainda não sei onde vou estudar, vai depender das notas do Sisu (…). Agora eu só posso dizer que estou muito feliz”, destacou Samille. 

Para Alessandra Tostes, diretora do CAp-Coluni, o desempenho da estudante reflete a valorização da escola e da universidade pública como espaços de atuação de uma equipe comprometida em oferecer uma educação e um ensino alinhados às realidades do país. “Referenciando nossa história, estimulamos os estudantes a desenvolverem habilidades e capacidades que contribuam para melhorar o mundo”, afirma a diretora. 

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