Em SC, 37 presos permanecem foragidos após saída temporária de final de ano

Após a concessão do benefício da saída temporária no final de 2024, pelo menos 37 detentos ainda não retornaram ao sistema prisional de Santa Catarina (SC), segundo informações oficiais.

O benefício, que ocorreu entre os dias 19 e 31 de dezembro, foi concedido a 1.773 presos que cumprem pena em regime semiaberto. Desses, 46 não se apresentaram no prazo determinado, mas nove já foram recapturados pelas autoridades.

A saída temporária é um direito previsto na Lei de Execução Penal e se aplica a presos que tenham cumprido pelo menos um quarto de sua sentença, desde que apresentem bom comportamento e atendam a critérios estabelecidos pela Justiça.

A medida visa proporcionar a reintegração social dos apenados e é geralmente concedida em datas específicas, como Natal, Páscoa e Dia das Mães. Cada detento pode ser beneficiado até cinco vezes ao ano, por períodos que não ultrapassem sete dias.

Em 2024, cerca de 19 mil presos em todo o estado usufruíram da saída temporária em diferentes ocasiões. Contudo, os casos de não retorno ainda preocupam as autoridades.

O Governo do Estado e a Secretaria de Administração Prisional reforçam que ações de monitoramento estão em curso para localizar os foragidos.

>> LEIA TAMBÉM: Suspeitos de roubar carga de azeite de oliva avaliada em R$ 1 milhão são presos em SC

Especialistas destacam que, embora episódios como esses gerem apreensão na sociedade, o índice de evasão no estado é considerado baixo em comparação ao número total de beneficiados.

Para muitos, o benefício é uma etapa importante para a ressocialização, mas o descumprimento das regras compromete a credibilidade do sistema e pode levar à suspensão das saídas futuras para os indivíduos envolvidos.

A polícia segue investigando os casos e pede à população que colabore com informações que possam ajudar na captura dos foragidos. Denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio de canais oficiais.

 

O post Em SC, 37 presos permanecem foragidos após saída temporária de final de ano apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.