VÍDEO – Trump ataca Brasil e América Latina após a posse: “Não precisamos deles, eles precisam de nós”

Trump durante assinatura de decretos após oficialmente tomar posse da presidência dos Estados Unidos. Imagem: reprodução.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (20) que o Brasil e a América Latina precisam “mais dos EUA do que os EUA precisam deles”.

“A relação é excelente. Eles precisam de nós, muito mais do que nós precisamos deles. Não precisamos deles. Eles precisam de nós. Todos precisam de nós”, disse Trump.

A frase foi dita em resposta a uma pergunta da repórter da Raquel Krähenbühl, TV Globo, sobre se Trump falaria com o presidente Lula e como seria a relação com Brasil e América Latina feita enquanto o presidente americano assinava os primeiros decretos do novo mandato no salão oval da Casa Branca.

Ao tomar posse, Trump concedeu o perdão presidencial para 1,5 mil acusados pelo ataque ao Capitólio, em Washington, em 6 de janeiro de 2021, afirmando que espera que os presos sejam soltos na próxima segunda-feira. Trump também retirou os EUA do Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas, alegando que ele prejudicava a economia americana e beneficiava outros países às custas dos Estados Unidos, além de tirar os EUA da OMS, exigir que servidores retomem ao trabalho presencial e incluir Cuba na lista de patrocinadores do terrorismo.

A jornalista questionou se o presidente americano iria falar com o presidente Lula (PT) e como seria a relação com o Brasil e a América Latina. Trump fez o comentário enquanto assinava os primeiros decretos de seu novo mandato no Salão Oval da Casa Branca.

Mais cedo, Lula desejou uma “gestão profícua” a Trump. “Tem gente que fala que a eleição do Trump pode causar problema na democracia mundial. O Trump foi eleito para governar os EUA e eu, como presidente do Brasil, torço para que ele faça uma gestão profícua, para que o povo americano melhore e para que os americanos continuem a ser históricos ao que é do Brasil”, disse.

Lula enfatizou que não busca conflitos com os Estados Unidos, assim como com nenhum outro país. “Da nossa parte, não queremos briga. Nem com a Venezuela, nem com os americanos, nem com a China, nem com a Índia e nem com a Rússia.”

https://x.com/Metropoles/status/1881328750144667995

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.