Astronauta presa no espaço saiu pela primeira vez da ISS, mas não voltou para casa

Oito meses depois de ficar trancado e encalhado na Estação Espacial Internacional (ISS), a astronauta Suni Williams conseguiu sair da nave, mas não foi para voltar para casa. A cientista fez sua primeira caminhada espacial, como parte de uma das missões de rotina da NASA.

De acordo com o que informa o blog oficial da agência espacial, Suni Williams acompanhou o engenheiro de voo Nick Hague. Entre eles, repararam o hardware astrofísico e substituíram os componentes de orientação e navegação. “Eles trabalharam cerca de seis horas”, nos arredores da Estação Espacial Internacional.

Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp

Além disso, eles também armazenaram um conjunto de giroscópio de velocidade e um refletor planar que haviam removido e substituído no dia anterior fora do posto orbital.

A conta oficial da ISS no X postou um vídeo no qual Suni Williams pode ser vista trabalhando a toda velocidade no espaço.

“Esta visão da câmera do capacete de Suni mostra seus parafusos girando enquanto ela substitui o refletor planar, um dispositivo de navegação em veículos visitantes, a mais de 420 quilômetros acima do Oceano Pacífico Sul”, relataram.

Suni e Butch, presos no espaço

Já se passaram oito meses desde uma missão que deveria durar pouco mais de uma semana. A NASA, através dos seus canais oficiais, exibiu um vídeo dos dois astronautas, no qual se percebe que ambos estão otimistas e tranquilos, depois de no início de novembro de 2024 a comunidade científica ter sido alertada sobre o estado de saúde de Suni Williams.

Esses vídeos da astronauta trabalhando na ISS demonstram que ela ainda é ideal para os protocolos da NASA.

O complexo cronograma das viagens espaciais dificultou o retorno de Suni e Butch. O único espaço disponível lá é em março deste mesmo 2025. Eles tentarão retornar à terra firme em uma cápsula SpaceX Dragon, com a missão Crew-10 da empresa de Elon Musk.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.