Premiada no Brasil e ditando moda no exterior

Pequenos espaços charmosos, atraentes, coloridos, diferentes e distribuídos em locais estratégicos nos corredores de shoppings, metrôs e aeroportos. Nos últimos anos, os centros de grande circulação de pessoas vêm ganhando cores e formas com quiosques de vendas de sorvete, doces, lanches rápidos, cafés, óculos, maquiagem, bichinhos de pelúcia e até boutiques de luxo.

Muitos destes projetos saíram da prancheta da designer industrial e arquiteta Celine Aparecida Müller, especialista em projetos comerciais de pequenos formatos, que está completando 10 anos de carreira.

Seu estúdio sediado em Palhoça, na Grande Florianópolis, foi responsável pelo desenvolvimento de mais de 700 projetos comerciais para todo o território nacional e para algumas cidades do exterior, como Londres, Beirute, Miami, Malta, Los Angeles, Qatar e Lisboa. Segundo Celine mesma define, são “quiosques que transformam espaços em experiências, contando a história singular de cada marca e enchendo os olhos de quem passeia pelos corredores dos shoppings”.

Nesta década, a designer e arquiteta revela que a maior dificuldade foi conciliar os estudos, a maternidade e a carreira. Uma fase de crescimento e muito aprendizado na área de design comercial, “Já trabalhei com projetos de grandes players do food service e trabalho também com pequenos empreendedores”, lembra Celine. Em 2021 teve projeto premiado pelo RDI (Retail Design Institute), evento que inspira novos profissionais no mercado e estimula a cooperação entre profissionais especializados, fornecedores e clientes para elevar a excelência do design para o varejo. No ano seguinte, foi ouro em dois prêmios. Na Categoria de Quiosques no Prêmio POPAI – que reconhece os mais originais e eficazes projetos de arquitetura comercial – e no Prêmio Bornancini – com realização bienal, tem por objetivo reafirmar o papel do design como propulsor de inovação, visando a concretização de uma sociedade melhor para todos. No portfólio de Celine Müller marcas como Criamigos, Ice Cream Roll e Lemon Basics Boutique levam inovação e modernidade para vários shoppings e aeroportos do Brasil e exterior.

Projetos que mudam a cara dos grandes centros comerciais e também metrôs e aeroportos, alegram os olhos de quem passa, são mais acessíveis do que as lojas, mas não deixam de ter regras para cumprir. Os projetos devem atender leis e regimentos como qualquer outra loja instalada no empreendimento. É aí que entra a experiência de Celine que tranquiliza quem quer se lançar nesse mercado. “Precisando de projeto de quiosque para iniciar as tratativas no shopping, conte com a gente”. Com cursos em várias áreas de produção, Celine conhece todas as fases de montagem dos quiosques, e a “experiência dentro das fábricas, acompanhando a fabricação dos móveis, me faz entender realmente a necessidade dos clientes”, revela a arquiteta. Ela conta que vários projetos já passaram por adaptações para se adequar às exigências dos shoppings e que tantos outros foram instalados sem grandes alterações, pois já foram concebidos, levando em consideração as normas.

Celine tem novidades, está lançando nesta semana o primeiro curso sobre Quiosques Comerciais do mercado. O “Oceano Azul da Arquitetura” acontecerá on-line ao vivo, já neste mês de maio.

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