Como no pacote fiscal, governo tem visões distintas de frear inflação, diz analista

Conteúdo XP

Paulo Gama, analista político da XP, participou nesta sexta (24) do programa Morning Call da XP, e disse que as discussões no governo sobre como conter a inflação de alimentos vão na mesma linha de negociação das realizadas antes da definição do pacote fiscal, no final do ano passado.

“A gente está vendo de novo disputas de visões distintas dentro do governo”, disse. Segundo Gama, o governo já colocou como prioridade nos próximos dois anos “comida barata na mesa” e anunciou isso na reunião ministerial desta semana.

Levantamento de ideias

“Por enquanto, ainda se trata de uma fase de grandes discussões e de levantamento de ideias e de buscar políticas públicas que possam andar nessa direção”, comentou.

O analista afirmou que o “Ministério da Fazenda tenta, evidentemente, trabalhar numa ponta diferente, evitando que se tenha qualquer política pública com impacto fiscal”.  

“A gente já viu essas discussões acontecendo dessa forma, como do pacote fiscal apresentado pelo governo (no final do ano passado)”, disse. Ele lembrou que a visão da Fazenda foi diferente do governo no ajuste de despesas, mas depois encontrou-se um meio termo.

Efeito da política monetária

“O que a Fazenda tem defendido é que a política monetária faça seu efeito. A gente está com patamares contracionistas de juros”, comentou.

“E o que a Fazenda tenta conversar é de que a política monetária pode surtir efeito esperado na redução dos preços de alimentos, sem políticas intervencionistas ou algum tipo de dispêndio fiscal extraordinário que impacte as contas públicas”, complementou.

Paulo Gama afirmou ainda que as discussões dentro do governo para conter a inflação de alimentos vão continuar, mesmo com a volta formal do Congresso ao trabalho, em fevereiro.

The post Como no pacote fiscal, governo tem visões distintas de frear inflação, diz analista appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.