Em jabá explícito, prefeitura paga R$ 837 mil por entrevista de Ricardo Nunes a Leo Dias

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e o jornalista Leo Dias. Foto: Reprodução

A Prefeitura de São Paulo pagou cerca de R$ 837 mil ao portal Leo Dias entre 2023 e 2024 para a produção de conteúdo e publicidade sobre a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB), de acordo com uma reportagem da revista Piauí, que analisou os registros do Portal da Transparência da prefeitura da capital paulista.

Em um dos vídeos publicados no Instagram do jornalista, Nunes é entrevistado durante a festa de réveillon na Avenida Paulista, no dia 31 de dezembro do ano passado.

Na conversa, o jornalista elogia a segurança do evento e a iniciativa de manter o transporte público funcionando durante a madrugada. “Tem um esquema de segurança muito impressionante, que eu vi na sua rede social e que fiquei muito impressionado… Quando o senhor falou das câmeras de segurança que conseguem fazer a identificação facial das pessoas”, disse Leo.

 

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Na virada de ano de 2023 para 2024, Nunes também foi entrevistado por Leo Dias sobre a festa na Avenida Paulista.

No final da entrevista, o emedebista citou a queda do desemprego na cidade. “A cidade está com uma economia pulsante e vibrante, acolhendo a todos e dando oportunidades”, afirmou Nunes.

De acordo com os dados analisados pela revista Piauí, a prefeitura paulista pagou R$ 192,5 mil pela cobertura do evento naquele ano, que incluia R$ 50 mil direcionados especificamente ao blogueiro. O vídeo teve 603 mil visualizações no Instagram do jornalista.

Planilhas da Secretaria de Comunicação detalham que o portal Leo Dias deveria realizar “dez stories no local direto da Avenida Paulista com as imagens dos shows e do público. No dia 1 de janeiro: seis vídeos das entrevistas que Leo Dias fizer com os artistas que irão se apresentar e seis matérias no portal Leo Dias. Todos os reels do feed do Instagram serão postados nos stories.”

O portal também recebeu R$ 142 mil por “inserção de banners” da gestão de Nunes entre os dias 22 e 31 de dezembro de 2023.

Em fevereiro de 2024, Leo Dias recebeu mais R$ 118,7 mil para divulgar a campanha municipal “Amor por SP”. No mês anterior, o jornalista cobriu o aniversário da cidade por R$ 220 mil.

Segundo a reportagem, “os contratos cessaram ao longo do ano e não há qualquer registro de trabalho no período eleitoral, o que seria proibido”.

Thiago Miranda, sócio de Leo Dias, afirmou à revista Piauí que o portal foi subcontratado por “agências que representam a prefeitura”. Sobre os vídeos com Nunes, Miranda disse que foram “bonificadas”.

“As publicações feitas foram bonificadas, ou seja, não envolveram patrocínio. Isso respeita plenamente a liberdade de expressão e comunicação dos veículos, e por se tratar de bonificações voluntárias e não onerosas, não há necessidade de sinalização como conteúdo patrocinado”, argumentou.

Já o prefeito disse que “a prefeitura contrata vários portais para fazer a divulgação”. “Hoje esses portais são uma realidade. Tem uns aí que têm mais visibilidade do que muitos jornais, do que muitos da imprensa. A prefeitura precisa estar muito conectada com a divulgação de suas ações”, afirmou Nunes ao ser questionado pela revista durante um evento no Mercado Municipal de São Paulo, no último dia 20.

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