O retorno dos brasileiros que amam a extrema direita e são desprezados por Trump. Por Moisés Mendes

Deportados embarcam em voo dos EUA rumo ao Brasil. Foto: reprodução

O drama pessoal de quem será deportado junta-se ao drama de parentes, em seus países de origem, que irão receber os rejeitados por Trump por serem considerados cidadãos de segunda categoria, e não só ilegais.

E entre esses expulsos há brasileiros trumpistas, bolsonaristas ou genericamente extremistas. São 250 mil os brasileiros em situação ilegal nos Estados Unidos, de um total de 11 milhões de imigrantes de todo o mundo que podem ser deportados.

Imagine o drama dessas figuras, com conflitos internos provocados pela desilusão com o trumpismo, e a situação de quem, por proximidade familiar, se verá obrigado a prestar solidariedade a eles.

Alguns terão de oferecer a casa aos enjeitados. E figuras insuportáveis, que saíram do Brasil exaltando Bolsonaro e Trump e falando mal do próprio país, estarão aí de volta.

Bolsonaristas malas terão de ser acalmados, diante da realidade de que a extrema direita odeia pobres de extrema direita. Odeia refugiados, odeia imigrantes, odeia negros.

Donald Trump assinou decretos revogou direitos de imigrantes nos EUA. Foto: reprodução

Os americanos trumpistas admirados por bolsonaristas odeiam brasileiros, mexicanos, indianos, mesmo que vários países e várias etnias estejam representadas inclusive nas famílias deles mesmos, dos ocupantes da Casa Branca.

O deportado bolsonarista, obrigado a entrar num avião e a descer de volta no Brasil só com a mala, está diante do que negou até aqui. Para o fascismo, ele não significa nada, nem aqui nem nos Estados Unidos.

Mas aqui ele ainda acha que significa alguma coisa para a família Bolsonaro e para o entorno que engana trouxa. O deportado de extrema direita que volta ao Brasil como um traste é caso para estudo.

Publicado originalmente no Blog do Moisés Mendes

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.