Ao completar 471 anos, São Paulo ganha lista de lugares imperdíveis

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

São Paulo é a maior cidade do Brasil e a quarta maior do mundo em população, com aproximadamente 12,3 milhões de habitantes, segundo o Censo de 2023 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A capital também se destaca como um dos maiores polos econômicos da América Latina, representando cerca de 9,2% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Com diversidade cultural e alta oferta de eventos culturais, a capital oferece diversas atrações turísticas para visitantes e até mesmo para moradores.

Para comemorar o aniversário de 471 anos neste sábado (25), a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur-SP) montou uma lista com roteiros e lugares importantes para explorar história, cultura e diversidade da capital paulista. “São Paulo é uma cidade vibrante e única, que reflete a diversidade e o dinamismo do Brasil. Neste aniversário de 471 anos, convidamos todos a explorarem tudo o que a capital paulista tem a oferecer. São atrativos que vão desde marcos históricos até espaços culturais contemporâneos, oferecendo experiências inesquecíveis para todos os perfis de visitantes”, disse o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.

O primeiro é o Pátio do Colégio, local onde a cidade foi fundada, e um marco histórico e cultural, com um museu que conta a história da fundação de São Paulo. Para celebrar o aniversário da cidade, o Pátio do Colégio terá programação cultural especial .

A poucos metros do local de fundação da cidade de São Paulo, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) promove exposições de arte, teatro, música e cinema, com uma programação diversificada para todos os públicos.

Outra opção é a Avenida Paulista, considerada a mais famosa do país é também o coração da cidade, com museus, centros culturais, teatros e variedade de lojas, restaurantes e cafés. Aos domingos, fica fechada para carros e se transforma em um espaço para pedestres, artistas de rua e eventos. Um dos museus localizados na Paulista é o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o primeiro museu moderno do país tem um acervo de arte ocidental, além de exposições temporárias de artistas renomados. .

Famoso por seus sanduíches de mortadela e pastéis de bacalhau, o Mercadão (Mercado Municipal de São Paulo) se tornou um dos mais tradicionais pontos gourmet da cidade. Além da gastronomia, o prédio também atrai quem gosta de arquitetura. Este ano o Mercadão celebra 92 anos no mesmo dia de aniversário da capital paulista. .

Ruas, bairros e construções

Famosa pelas lojas de produtos variados e com preços acessíveis, a 25 de Março, região central, é o local ideal para quem busca boas ofertas. Dela é possível chegar andando ao Mercadão Municipal. Já a Rua Oscar Freire, considerada uma das ruas mais sofisticadas da cidade, é famosa pelas lojas de luxo, restaurantes renomados e opções de compras de alto padrão.

Já a Rua do Triunfo é uma das mais antigas da cidade, pois preserva a arquitetura colonial. O passeio é indicado para quem quer conhecer o lado histórico de São Paulo.

A Vila Madalena, na zona oeste, considerada um bairro boêmio, alcançou fama por abrigar bares, galerias de arte e o famoso Beco do Batman, um espaço de arte urbana com grafites coloridos. Na Rua Apa, em Campos Elísios, pode-se observar o Castelinho, que foi construído no século 19 e é um exemplo de arquitetura neoclássica, que se tornou um ícone da cidade, servindo como um espaço cultural com eventos e exposições.

Outro ponto emblemático da cidade é o Edifício Copan, obra do arquiteto Oscar Niemeyer. O edifício é um dos maiores residenciais do Brasil, com 115 metros de altura, 32 andares e 120 mil metros quadrados de área construída e dividido em 06 blocos. Além de proporcionar uma vista deslumbrante da cidade, também sedia bares e restaurantes e lojas de serviços.

O Edifício Matarazzo é uma das construções mais imponentes de São Paulo. Situado no coração da cidade, e erguido na década de 1930, é um ícone da arquitetura Art Déco. Projetado pelo arquiteto italiano Marcello Piacentini, a pedido do empresário Francisco Matarazzo, o edifício se destaca pela grandiosidade. Sede da prefeitura paulistana, o imponente prédio de 30 andares proporciona uma vista panorâmica deslumbrante da cidade. Considerado um dos edifícios mais belos de São Paulo, o Matarazzo é uma verdadeira obra-prima da arquitetura.

Um dos prédios mais icônicos do centro de São Paulo, o edifício Altino Arantes, conhecido como Farol Santander , oferece uma vista panorâmica da cidade. São 35 andares e 161 metros de altura, que abrigam um centro de cultura, turismo, lazer e gastronomia..

Natureza

Um dos maiores parques urbanos do mundo, ideal para caminhadas, piqueniques e atividades ao ar livre, o Ibirapuera também abriga o Museu de Arte Morderna de São Paulo (MAM), com acervo composto por mais de 5 mil obras produzidas pelos nomes mais representativos da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. .

Já o Parque da Água Branca , um dos mais tradicionais da cidade, além da área de lazer, lagos e centros culturais, tem uma feira de produtores locais, que o torna famoso.

O Jardim Botânico de São Paulo também consta na lista dos passeios ao ar livre, já que é a maior área de Mata Atlântica no meio da capita.

Já a maior o São Paulo Zoo é o maior zoológico do Brasil, com uma vasta diversidade de espécies de animais e um ambiente natural para visitas educativas. .

Os amantes da natureza também têm a opção de visitar o Aquário de São Paulo , o maior da América Latina, onde é possível ver mais de 3 mil animais de 300 espécies diferentes, em uma experiência educativa e fascinante sobre a vida marinha e a biodiversidade do planeta.

Museus e teatros

Um dos mais importantes museus de arte brasileira, a Pinacoteca do Estado de São Paulo oferece ao visitante uma coleção que abrange desde o período colonial até a arte contemporânea. O acervo do museu compõe cerca de 11 mil peças, dentre as quais estão trabalhos de importantes artistas brasileiros como Anita Malfatti, Lygia Clark, Tarsila do Amaral, Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Candido Portinari e Oscar Pereira da Silva.

Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa , representa uma celebração do idioma oficial do Brasil e sua rica diversidade cultural. O local é acessível para todos os públicos . Também importante, o Museu da Casa Brasileira , localizado em uma mansão de estilo colonial, é um centro de preservação e exposição de design, arquitetura e mobiliário brasileiro. .

Já o Museu do Futebol , localizado no Estádio do Pacaembu, é uma atração interativa que conta a história do futebol brasileiro de forma dinâmica e envolvente. É totalmente acessível ao público de pessoas com deficiência e estrangeiros, dispondo de recursos variados, tanto de acessibilidade física (escadas rolantes, elevadores, piso podotátil, cadeira de rodas) quanto de acessibilidade comunicacional (audioguias em inglês, espanhol e para cegos, maquetes táteis, materiais sensoriais etc). .

No centenário Museu do Ipiranga , os interessados em história e cultura material podem visitar as exposições e ainda usufruir dos espaços para atividades educativas e culturais. .

Já no Museu Afro Brasil é possível encontrar um acervo imersivo sobre a cultura afro-brasileira, com destaque para a contribuição dos negros para a formação da sociedade brasileira. .

O Theatro Municipal de São Paulo , visita obrigatória para turistas que visitam a cidade, é uma das maiores casas de ópera do Brasil e um dos mais belos teatros, com programação contando com óperas , balés e concertos de renome internacional. .

Adicionar aos favoritos o Link permanente.