Dinossauros: cientistas descobrem uma verdadeira “rodovia” desses seres

Uma equipe de paleontólogos fez uma descoberta histórica na pedreira Dewars Farm, em Oxfordshire, Inglaterra. São centenas de pegadas de dinossauros que datam de 166 milhões de anos, durante o período Jurássico Médio, conforme relatado pela BBC de Londres. Este extenso local foi apelidado de “estrada dos dinossauros” devido ao grande número e variedade de pegadas encontradas.

Esta grande descoberta, que agora está sendo desenvolvida por cientistas ingleses, ocorreu acidentalmente quando um trabalhador de uma pedreira notou uma série de depressões no solo enquanto operava uma escavadeira. Percebendo a importância da descoberta, foi contatada uma equipa de especialistas das universidades de Oxford e Birmingham, que realizaram uma escavação exaustiva.

Graças a este trabalho foram identificadas cinco trilhas diferentes, algumas delas com até 150 metros de extensão. As pegadas correspondem a várias espécies de dinossauros, incluindo saurópodes herbívoros de pescoço longo, como o Cetiosaurus, e saurópodes carnívoros, como o Megalosaurus. Este último, além de ser um dos maiores predadores de sua época, foi o primeiro dinossauro a ser descrito cientificamente.

A importância desta descoberta é que ela oferece uma visão sem precedentes sobre a vida dos dinossauros no Reino Unido. As pegadas revelam detalhes sobre seus movimentos, interações sociais e o ambiente em que viviam. Além disso, o site se tornou um dos maiores do gênero no mundo.

Para preservar e estudar este valioso património paleontológico, os investigadores criaram modelos 3D detalhados do local e das pegadas. Esta informação será utilizada para pesquisas futuras que nos permitirão compreender melhor a vida destes fascinantes animais pré-históricos.

Esta descoberta não é apenas uma ótima notícia para a comunidade científica, mas também para o público em geral. A “estrada dos dinossauros” da Fazenda Dewars tornou-se uma janela para o passado, permitindo-nos imaginar como era a vida na Terra há milhões de anos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.