A pedido de Lula, Lewandowski proíbe uso de correntes em brasileiros deportados dos EUA

 

Imigrantes são expulsos dos EUA durante o governo Trump — Foto: Reprodução/TV Globo

O Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, proibiu o uso de correntes e algemas em brasileiros deportados pelos Estados Unidos e solicitou que a FAB (Força Aérea Brasileira) realizasse o transporte de Manaus para Confins.

A ordem foi dada pelo presidente Lula, que ressaltou que o Brasil não permite que seus cidadãos sejam acorrentados, considerando isso uma questão de soberania. A informação foi confirmada por fontes do Ministério da Justiça.

A primeira aeronave, com 158 deportados a bordo e destino final em Belo Horizonte, fez uma escala em Manaus, mas teve que ser desviada para manutenção. O voo para Minas Gerais foi cancelado devido a problemas no ar-condicionado, que parou de funcionar.

Embora os americanos tivessem planejado esperar por outro avião dos EUA, a Polícia Federal e o Ministério da Justiça foram notificados, resultando no envio de um voo da FAB. De acordo com o Ministério da Justiça, os deportados não deveriam ser algemados, pois são cidadãos livres no Brasil.

O voo da FAB, com 88 brasileiros entre os deportados, foi aguardado com grande emoção. Segundo o Ministério da Justiça, os deportados reagiram com alegria e aplausos ao saber que seriam transportados sem algemas e correntes.

A previsão é que a aeronave chegue a Manaus na tarde deste sábado (25). O governo ainda está apurando os motivos para as deportações.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.