Laurindo Ramos assume a Diretoria Geral de Turismo com a missão de investir forte na descentralização

O empresário Laurindo Ramos, diretor de Turismo, disse que o trabalho será baseado em um apelo da prefeita Juliana Pavan, para incentivar a descentralização das promoções, eventos, manifestações e investimentos do setor. O equivalente a dizer que Balneário Camboriú tem muito mais que a Praia Central e atrativos turísticos.

“Queremos mostrar que turismo não é só no centro, queremos levar aos quatro cantos, pensar fora da caixa, mostrar aos turistas que Balneário Camboriú tem muito mais a oferecer do que já conhecem”, disse o diretor ao Página 3.

A primeira mostra desta descentralização está prevista para o Carnaval, organizado pela Secretaria de Turismo. Além do desfile de blocos e trios no centro, haverá programação nos bairros Municípios, Vila Real, Nova Esperança, Barra e Estaleiro, por ser a praia central das agrestes.

O secretário de Turismo, Evandro Neiva, disse recentemente ao Página 3, que a ideia é colocar trio e chalanas para apresentações nos bairros. 

“Não sabemos se já vai ter neste ano da forma completa que desejamos, mas queremos que os bairros sejam prestigiados na brincadeira de Carnaval também, com os blocos desfilando na Atlântica, mas também prestigiando os bairros”, afirmou.

Riviera Costa Brava/Interpraias

Apresentar as belezas naturais da APA Costa Brava aos turistas está nos planos da Sectur (Divulgação/SecturBC)

A região da Costa Brava, que concentra as praias agrestes e três delas com Bandeira Azul, é repleta de belezas naturais e foi um dos exemplos citados, que a maioria dos turistas desconhece. Segundo Laurindo, levar os turistas dos cruzeiros, por exemplo, para um passeio naquela região, em ônibus aberto, seria um programa interessante.

“Mostrar aquela região linda e sustentável é um trabalho que podemos fazer a três mãos, Secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Conselho da APA Costa Brava. O dia-a-dia da região sempre é muito esquecido e queremos mudar isso”, disse Laurindo. Têm vários planos para a região, por exemplo, identificar as praias, com placas integradas ao meio ambiente é um deles.

Passarela da Barra

“A Passarela da Barra precisa ser revitalizada, estamos fazendo um diagnóstico completo. Ela é vinculada ao Turismo e tem um custo alto de manutenção, elevadores, extintores, limpeza e ainda segurança, em torno de R$ 1,5 milhão/ano. Há um estudo para passar essa vinculação à iniciativa privada, essa é uma possibilidade”, afirmou Laurindo.

De imediato, a Secretaria de Turismo vai reativar as 16 câmeras de segurança que o governo anterior desativou em outubro, fazer a troca de sete telhas e reposição de seis mil parafusos, além da reforma dos cabos estaiados.

“A revitalização envolve tudo isso, queremos colocar som nos elevadores, estudando a possibilidade de instalar um vídeo falando sobre a Barra, queremos reunir o trade para que usem aquele espaço”, acrescentou.

PIT será modernizado

Laurindo com a equipe do PIT (Divulgação/Sectur)

Segundo Laurindo, o Posto de Informações Turísticas (PIT), precisa ser melhorado e modernizado.

“Hoje tem vários funcionários carimbando selo para ônibus e queremos otimizar, através de cobrança automática, o que pode ser controlado por duas pessoas e as demais atuarão em outros áreas, estarão nas ruas, visitando hotéis, porque hoje não sabemos ao certo, quantos leitos temos na cidade, falam em 25 mil, outros em 22 mil”, disse.

A taxa de turismo também está defasada. Os valores das taxas de permanência são definidos conforme o tipo de veículo e o tempo de estadia. Ônibus e micro-ônibus pagam R$ 205,96 para estadias com pernoite e R$ 411,93 sem pernoite, e vans com pernoite R$ 102,98 e sem pernoite R$ 205,96.  

Inovação tecnológica será um diferencial

“Nossa gestão será marcada pela modernização e pela aplicação de tecnologia em diferentes frentes, além da modernização do PIT, uso de Big Data para melhores indicadores com ferramentas avançadas para analisar dados e otimizar estratégias turísticas, eventos e ações promocionais, adotaremos novos parâmetros de agilidade, garantindo resultados melhores em eventos e ações que gerem impacto econômico direto. Queremos que a tecnologia seja uma aliada na promoção de Balneário Camboriú. Além de melhorar a experiência dos visitantes, ela permitirá que a gestão tome decisões mais assertivas, sempre com base em dados e indicadores”, explica Laurindo.

Equipe completa

Da esquerda para direita, Diego Fronza, Clotilde Troczinski, Michelli França, Júlio Vieira, o secretário Evandro Neiva, o diretor Laurindo Ramos, Rafael Amâncio e Bruna Froehner (Divulgação/Sectur BC)

Laurindo disse que todo planejamento é desenvolvido pela equipe, que tem no comando o secretário Evandro Neiva, que até o início do ano cuidava do turismo no Estado.

Laurindo será uma espécie de ‘olhos’ do secretário, porque é nascido e criado em Balneário Camboriú, conhece as coisas boas e as que precisam melhorar e disse que está comprometido com o novo desafio que assumiu.

Os demais integrantes da equipe são: 

  • Rafael Amâncio – Coordenador de Marketing e Projetos;
  • Bruna Froehner – Coordenadora de Planejamento Turístico;
  • Clotilde Troczinski – Coordenadora Administrativa;
  • Diego Fronza – Coordenador de Compras e Turismo;
  • Júlio Vieira – Diretor Administrativo e Financeiro;
  • Michelli Cristina de França da Silva – Coordenadora de Gestão de Pessoas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.