VÍDEO: Veja momento em que raio atingiu avião durante temporal no Aeroporto de Guarulhos, em SP

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento exato em que um raio atingiu um avião da British Airways, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, durante o temporal de sexta-feira (24). O Airbus A350-1000, que se preparava para ir a Londres, na Inglaterra, estava estacionado no pátio, ainda sem passageiros, quando houve incidente (assista abaixo). Ninguém se feriu.

O avião prefixo G-XWBE, que tinha como destino o Aeroporto Internacional de Heathrow, em Londres, estava estacionado no Terminal 3 do aeroporto quando foi atingido pelo raio. A aeronave precisou passar por uma inspeção para avaliar possíveis avarias e, por isso, o voo registrou 6h30 de atraso.

Conforme o site especializado em aviação Aeroin, a incidência de raios em aviões comerciais, como o que acometeu o exemplar da British Airways, é “relativamente comum”, sendo que “as modernas aeronaves são projetadas para enfrentar essas eventualidades”.

“A construção das aeronaves inclui características que permitem a rápida dissipação da carga elétrica gerada por um impacto de raio. A fuselagem metálica funciona como uma ‘gaiola de Faraday’, distribuindo a energia em sua superfície externa e minimizando danos aos sistemas internos”, explicou o Aeroin.

LEIA TAMBÉM:

  • SP registrou temporal com o 3º maior volume de chuva da história; 26 mil imóveis seguem sem luz
  • VÍDEO: Desesperado, passageiro se despede da família em enxurrada no Metrô; Linha 1-Azul tem operação parcial
  • Vídeo: Passageiros se penduram em grades para fugir de alagamento em estação da Linha Azul do Metrô

Temporal em SP

O temporal de sexta-feira teve o terceiro maior volume de chuva da história da capital paulista, segundo a Defesa Civil. Em apenas duas horas, foi registrado um acumulado de 125,4 milímetros. A região mais afetada foi a Zona Norte, onde carros foram arrastados pela força da água e ficaram uns sobre os outros, ruas ficaram alagadas e uma estação do Metrô foi completamente inundada.

O temporal alagou muitas ruas, principalmente na Zona Norte. Carros foram arrastados pela água e alguns ficaram sobre os outros.

Conforme a Defesa Civil, dos 125,4 mm registrados, o acumulado de 82mm ocorreu entre 15h e 16h, sendo que esse foi o maior volume computado em apenas 1 hora desde 25 de julho de 2006.

A circulação de trens foi interrompida na linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no trecho entre as estações Botujuru e Campo Limpo Paulista “por motivo de alagamento na via”. Nesta manhã, a operação é normal.

Na Linha 1-Azul do Metrô, a Estação Jardim São Paulo – Ayrton Senna foi invadida por uma enxurrada, deixando passageiros ilhados. Muitos tiveram que se pendurar em grades e corrimões para não serem levados pela força da água (veja no vídeo abaixo).

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Nanci de Toledo (@guiazn)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.