Mercado acertou apenas 5% das previsões sobre a economia brasileira desde 2021

Placa da Avenida Faria Lima, onde estão localizadas as maiores empresas do setor financeiro brasileiro – Foto: Reprodução

Desde 2021, o mercado financeiro errou 95% das previsões relacionadas à economia brasileira e à Bolsa de Valores. Dados divulgados pelo UOL mostram que projeções sobre o Ibovespa, Selic, PIB, dólar e inflação ficaram longe da realidade em quase todos os casos. Apenas uma previsão acertou: o desempenho positivo da Bolsa em 2022.

O levantamento utilizou o boletim Focus do Banco Central e a pesquisa “LatAm Fund Manager Survey” do Bank of America para compilar as estimativas feitas entre 2021 e 2024. Apesar de metodologias estatísticas avançadas, as previsões frequentemente subestimaram ou superestimaram os resultados, como o caso da Selic em 2021, que deveria encerrar o ano em 3,25% e chegou a 9,25%.

Especialistas apontam que a economia brasileira apresenta desafios para projeções devido à sua alta sensibilidade a eventos globais. Álvaro Bandeira, da Apimec, destacou que fatores externos, como guerras e mudanças em economias estrangeiras, têm grande impacto, especialmente em países exportadores de commodities, como o Brasil.

Outro ponto levantado por economistas é que modelos estatísticos baseados em dados do passado não conseguem prever eventos imprevisíveis, como mudanças climáticas severas ou crises inesperadas. Rafael Ribeiro, da UFMG, ressaltou que variáveis imprevistas podem mudar completamente os rumos econômicos.

Apesar dos erros, especialistas defendem que acertar a tendência é mais relevante do que prever números exatos.

Cédulas de dólar
Cédulas de dólares americanos – Agência Brasil

Para a economista sênior do C6 Bank, previsões sobre o dólar em 2023 apontaram corretamente a alta, mesmo que os valores finais tenham variado. A direção das estimativas permite que investidores se preparem com antecedência.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.