MEC libera resultados do Sisu após adiamento; veja como acessar

Com um dia de atraso, o Ministério da Educação (MEC) divulgou na manhã desta segunda-feira (27), o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. Nesta edição foram ofertadas 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior do país.

O prazo original, que previa a publicação até as 23h59 do domingo, não foi cumprido. Em nota oficial, o MEC afirmou que equipes técnicas da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação continuam trabalhando na finalização dos resultados.

O MEC anunciou o adiamento no final da noite de domingo (26), sem divulgar o horário exato da liberação.

Alunos relataram dificuldades ao longo de todo o domingo para acessar o sistema do Sisu, enfrentando instabilidades na plataforma. Muitos candidatos que tentavam acessar as listas de classificados encontraram mensagens indicando que a consulta estaria disponível “em breve”.

A situação gerou grande repercussão nas redes sociais, com críticas de estudantes ao atraso e à instabilidade do sistema.

Como consultar os resultados

Os candidatos podem verificar os resultados no site oficial do Sisu (https://acessounico.mec.gov.br/sisu). Clique no botão “Inscreva-se”, em “Período de Inscrições”, para ingressar no sistema de inscrição do Sisu. Após realizar o acesso gov.br na página de inscrição do portal, o primeiro passo é confirmar seus dados de contato, além de preencher os questionários de Perfil Social e de Perfil Econômico referentes à Lei de Cotas (Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012).

O que fazer em caso de aprovação?

Os alunos aprovados em alguma universidade têm entre os dias 27 e 31 de janeiro para realizar a matrícula na instituição de ensino superior em que foram aceitos.

Os seguintes documentos são exigidos: RG, carteira de habilitação ou de trabalho; CPF; certificado de conclusão do ensino médio; histórico escolar; comprovante eleitoral; comprovante de residência; certidão de casamento ou nascimento e comprovante de serviços militares (para candidatos homens).

O que acontece se o estudante não for aprovado?

O estudante pode pedir, até dia 31 de janeiro, para entrar da lista de espera da outra opção de curso escolhida durante o cadastro (o candidato pode escolher até duas opções). Se sobrar vaga, portanto, há uma segunda chance de aprovação.

Para participar, basta entrar em “Prazo para participar da lista de espera”.

Vagas

De acordo com o Ministério da Educação, os estados com mais vagas ofertadas no Sisu são Minas Gerais (34.049), Rio de Janeiro (28.424), Bahia (22.889) e Paraíba (21.268). As universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fluminense (UFF) são as que oferecem mais vagas: 9.050 e 8.683, respectivamente.

The post MEC libera resultados do Sisu após adiamento; veja como acessar appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.