Líderes globais participam do 80º aniversário da libertação de Auschwitz

Portão de entrada do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, na Polônia, com a inscrição “Arbeit Macht Frei” (O trabalho liberta) – Foto: Reprodução

Líderes de todo o mundo, nesta segunda-feira (27), se reuniram na Polônia para marcar o 80º aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, um dos principais símbolos do Holocausto. Entre os participantes do evento estavam o rei Charles, do Reino Unido, o chanceler alemão Olaf Scholz e o presidente francês Emmanuel Macron. A cerimônia foi realizada em uma tenda erguida sobre o portão de entrada do antigo campo.

O evento também marca o Dia Internacional da Memória do Holocausto, estabelecido pela ONU em 2005 para homenagear os seis milhões de judeus assassinados pelos nazistas. A data, celebrada anualmente em 27 de janeiro, reforça a importância de lembrar as atrocidades cometidas e garantir que nunca sejam repetidas.

O Memorial e Museu de Auschwitz optou por não permitir discursos políticos durante a cerimônia. “Estamos plenamente cientes de quão exigente física e emocionalmente pode ser para eles participar do evento no local do antigo campo”, declarou o Memorial. Sobreviventes foram convidados a levar um acompanhante para oferecer suporte durante as comemorações.

Entre 1940 e 1945, Auschwitz foi palco de uma das maiores tragédias da humanidade, com cerca de 1,1 milhão de pessoas assassinadas, incluindo judeus, poloneses, ciganos e prisioneiros de guerra soviéticos.

Michael Bornstein, um dos sobreviventes, relembrou sua experiência e destacou a dificuldade emocional de retornar ao local. “Nada será fácil sobre voltar”, afirmou.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.