Reprovação de Lula é a maior desde o início do mandato e acende alerta vermelho no Planalto

Segundo a pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela Quaest, 49% dos eleitores brasileiros reprovam o governo do presidente Lula (PT) e somente 47% aprovam, um crescimento de 5 pontos percentuais na queda da popularidade do atual governo.

O que mais chamou a atenção do PT e dos apoiadores do presidente Lula é que esta é a primeira vez desde que assumiu o governo em que o número de reprovação do governo supera o número de aprovação, acendendo o sinal vermelho nas linhas de frente que defendem o atual governo.

Segundo a pesquisa, a desaprovação subiu de 47% para 49% e a aprovação caiu de 52% para 47%. 4% não sabem ou não responderam à questão.

A pesquisa Quaest foi realizada entre os dias 23 e 26 de janeiro, quando foram entrevistados 4,5 mil eleitores em todo o país. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos.

Outro ponto que chamou a atenção dos correligionários de Lula é que a maior queda de popularidade do presidente ocorreu justamente onde ele tem mais votos, ou seja, no Nordeste. A pesquisa mostra que 60% dos entrevistados nesta região aprovam o governo. Em pesquisa feita em dezembro, esse número era de 67%.

Já na região sudeste, onde fica o estado de São Paulo, a reprovação do governo Lula é de 53%, mesmo número das pesquisas anteriores. Já a aprovação caiu de 44% para 42%.

Violência, questões sociais, economia, saúde, corrupção e educação foram apontadas, nesta ordem de importância, como os principais problemas do país atualmente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.