Música Festival Jazz & Blues anuncia programação artística da 26ª edição Com acesso gratuito a todas as atividades, o festival acontecerá de 28 de fevereiro a 4 de março em Guaramiranga e terá programação também no dia 02 de março no MIS, em Fortaleza

Artistas veteranos e jovens expoentes da música sobem este ano ao palco do Festival Jazz & Blues, que chega à 26ª edição de 28 de fevereiro a 04 de março (Carnaval). Com programação majoritariamente em Guaramiranga, no Maciço de Baturité, região serrana do Ceará, haverá apresentações também na capital, Fortaleza, no domingo, 02 de março. 

A exemplo do ano passado, todas as atividades do Festival serão gratuitas, com acesso aos shows por ordem de chegada, até esgotar a capacidade de público das sessões, sem retirada de ingressos antecipados. O público é convidado a doar 1Kg de alimento por pessoa. Todo o material arrecadado será direcionado para o programa Ceará sem Fome, do Governo do Estado. 

Além de shows e bate-papo com artistas, o Festival promove anualmente ações formativas e ambientais, como oficinas, Blitz Ecológica e trilhas. Toda a programação poderá ser consultada no site www.jazzeblues.com.br e nas redes sociais do evento @festivaljazzeblues.  

O 26º Festival Jazz & Blues é uma realização do Ministério da Cultura e da Via de Comunicação, com apoio cultural da Enel Distribuição e Cegás, patrocínio do Instituto Cultural Vale, do Banco do Nordeste e da Casa Pio, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Guaramiranga e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará e Instituto Mirante.  Festival Integrante da Rede FACE.

Abertura

O Teatro Rachel de Queiroz – o “teatrinho”, como é informalmente conhecido – será palco da Abertura do Festival, na noite de sexta-feira, dia 28 de fevereiro, a partir das 19 horas. Quem inicia as apresentações é um grupo de alunos do Música é para a Vida, projeto de formação do Festival que nesta edição acontece com residências artísticas de 24 a 28 deste mês. Dele, vão participar 25 estudantes da rede pública de ensino e alunos de universidades públicas que foram selecionados para oficinas de instrumentos, teóricas e práticas de conjunto. Alunos do projeto também vão abrir a programação de shows na Cidade Jazz & Blues no sábado e no domingo. 

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Na noite de abertura, após a apresentação Música é para a Vida, acontecem os dois primeiros shows de atrações convidadas do Festival. Carol Panesi Trio apresenta “Natureza é casa”. À frente, a premiada multi-instrumentista carioca Carol Panesi (violino e piano). Completam o trio Fábio Leal (guitarra) e Rodrigo Digão Braz (bateria). Na sequência, o palco será de Claudine com o show “Raiz Exposta”. A artista, que atua há duas décadas no cenário musical do Ceará, prepara um show que vai do jazz e do blues ao classic rock, fazendo a ponte com a música brasileira.

Homenagens

Quatro das 17 atrações desta edição vão receber homenagens do Festival. A primeira no sábado, 1º de março, será a flautista, pianista e compositora paulista Léa Freire, artista reconhecida pela versatilidade que lhe permite transitar por variados gêneros musicais. Léa criou a Maritaca Discos, gravadora que há mais de 25 anos dedica-se a promover o rico cenário instrumental brasileiro, com mais de 50 álbuns lançados no catálogo.

Também no sábado, o festival homenageia o músico cearense Adelson Viana, acordeonista, pianista, compositor, arranjador, cantor e produtor. Reconhecido como um dos melhores acordeonistas do Brasil, o artista tem a carreira dedicada a evidenciar a universalidade, a riqueza de timbres e as infinitas possibilidades da sanfona nordestina.

No domingo, dia 02, o festival recebe pela primeira vez e presta homenagem ao mais veterano de todos desta edição, o carioca Maurício Einhorn, mestre da harmônica e das composições, um dos pioneiros da bossa nova e da gaita em diversos gêneros da música popular brasileira, que aos 92 anos se mantém como grande referência da música.

Quem também será homenageado nesta edição do Festival é o músico e arquiteto Fausto Nilo, um dos mais reverenciados compositores cearenses. É autor de cerca de 400 canções, registradas em mais de 1.200 gravações, compostas por ele e mais de uma centena de parceiros. 

Onde e quando 

Além do Teatro Rachel de Queiroz na sexta-feira, a Cidade Jazz & Blues, estrutura erguida anualmente no espaço do Estádio Municipal Jean Bardawil, em Guaramiranga, terá duas sessões de shows de sábado a segunda-feira, no fim de tarde e às 21h. Na terça-feira, a programação na cidade serrana será de manhã, às 9h e às 11h, respectivamente na Capela de Nossa Sra. de Lourdes (Igreja da Gruta) e Igreja Matriz de Nossa Sra. da Conceição, e às 10h, ao ar livre na Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga. Em Fortaleza, o Festival Jazz & Blues aporta pela primeira vez no Museu da Imagem e do Som – MIS, com dois shows no domingo, dia 02, às 18h, também com acesso gratuito. 

As atrações do 26º Festival Jazz & Blues

No sábado, dia 1º de março, a sessão do fim de tarde começa às 16h30 com Alunos do projeto Música é para a Vida. Em seguida, três cantoras cearenses apresentam um trabalho inédito, idealizado especialmente para o Festival Jazz & Blues. “Elas, o Ceará e o Jazz” é o nome do show de Ângela Lopes, Mariana Lima e Raara Rodrigues, cantoras de diferentes características e trajetórias, que se reúnem pela primeira vez no palco para este espetáculo que destaca o jazz de compositores cearenses. Na sequência, a apresentação é de Léa Freire Quarteto, com Léa Freire (flauta e piano), Heriberto Porto (flauta), Fernando Brandt (contrabaixo) e Michael da Silva (bateria), interpretando composições já célebres da artista, em novos arranjos feitos para esta formação.

O contrabaixista Jorge Helder abre a sessão das 21h de sábado com o show “Samba e Amor – Homenagem a Chico Buarque”, tema de seu terceiro álbum, lançado em novembro de 2024. Com ele no palco, os cantores Filó Machado e Vanessa Moreno, que gravaram no disco, Thiago Almeida (piano), Stenio Gonçalves (guitarra) e Michael da Silva (bateria). Cearense e radicado no Rio de Janeiro desde 1986, Jorge Helder tem mais de 40 anos de carreira. É presença constante em álbuns e shows de grandes nomes da música brasileira, em especial de Chico Buarque, como integrante da banda do cantor há mais de 30 anos.

Quem fecha a programação de sábado são três grandes músicos do país, Adelson Viana, Cristóvão Bastos e Cainã Cavalcante, em uma formação luxuosa de sanfona, piano e violão. Juntos, vão apresentar “Afinidades”, show de clássicos da música brasileira e composições autorais, ressaltando o virtuosismo e o entrosamento dos três instrumentistas e compositores.

No domingo, 02, na sessão do fim de tarde, que começa às 16h30, após os alunos do Música é para a Vida, tem blues com Caike Falcão no show “Meus heróis da guitarra”. O repertório passeia por clássicos de guitarristas que moldaram o seu jeito de tocar, como Jimi Hendrix, Stevie Ray Vaughan e Eric Clapton. Além de uma menção especial a B.B.King, que faria 100 anos em 2025. Na banda, Caio Hitzschky (baixo) e Juscelino Blow (bateria) garantem o groove e o pulso da apresentação. O músico é um dos mais atuantes da cena blues/rock do estado.

Uma celebração de clássicos do blues, Soul e R&B acontece no show de Claudette King e Bruno Marques Band, que fecha a sessão do fim de tarde. No palco, a cantora e compositora apresenta canções de sua autoria e músicas consagradas por seu pai, BB King, e outros grandes nomes do blues. Bruno Marques Band tem à frente o guitarrista e produtor de Minas Gerais, cuja carreira é marcada por diversos projetos, além de trabalhos com artistas renomados do Brasil e outros países. 

A sessão das 21h começa com o show “Batida Diferente, Três Gerações”, de Maurício Einhorn Quarteto. À frente, um dos maiores nomes da gaita do País, ao lado de Adriano de Souza (piano), Jefferson Lescowich (contrabaixo) e Anderson Maia (bateria). Juntos, apresentam temas bem conhecidos de compositores brasileiros e internacionais, standards do jazz, além de seus super clássicos. Mestre da harmônica e das composições, Maurício Einhorn é um dos pioneiros da bossa nova e da gaita em diversos gêneros da música popular brasileira. Em mais de 50 anos de carreira, o instrumentista e compositor carioca participou de mais de mil gravações e teve suas músicas interpretadas por artistas como Tom Jobim, Sarah Vaughan, Kenny Barron, Marcos Valle, Kenny G e David Sanborn.

Encerrando o domingo do Festival, o cearense Marcos Lessa apresenta “Saudades do Brasil – Marcos Lessa canta Elis Regina”, que estreou em Fortaleza em abril de 2024. Pesquisador declarado da carreira de Elis, o cantor considera este o tributo da sua vida, para o qual se preparou desde o início de sua carreira, há 17 anos. Neste trabalho, revisita canções que Elis gravou nos seus 20 anos de carreira.


A sessão das 17h de segunda-feira, 03, começa com “Choros & Pianos” show de André Mehmari (piano e teclados) com a participação de Edu Ribeiro (bateria) e Thiago Espírito Santo (contrabaixo elétrico). O título é do álbum de composições inéditas de Mehmari escritas especialmente para o projeto que, além do piano acústico, utiliza as sonoridades peculiares de pianos elétricos históricos e sintetizadores analógicos raramente associados ao choro e gêneros populares característicos brasileiros, como o baião, o frevo, o samba canção e a bossa. André Mehmari é apontado como um dos mais originais e completos músicos brasileiros de sua geração e premiado tanto na área erudita quanto popular. 

Na sequência, o palco será do encontro entre duas jovens instrumentistas de jazz da América Latina, Yudith Rojas (Cuba) e Niccole Meza (Venezuela), com músicos brasileiros. “Encontro Cuba-Venezuela-Brasil” é um show pulsante de diversidade latina, onde a música cubana, brasileira, latin jazz, bossa, salsa, samba e danzón reafirmam a importância da conexão e da troca cultural entre os países da América Latina. Com Yudith Rojas (trombone) e Niccole Meza (trompete) estarão no palco Raphael dos Santos (violão), Miguel Dias (baixo), Jéssica Zarpey (percussão) e Lourenço Vasconcelos (bateria).

A sessão das 21h começa com o carioca Jonathan Ferr, pianista virtuoso e criativo, que tem cativado público e crítica a cada novo projeto lançado. Do pop ao erudito, do rap ao jazz, da quebrada para as salas de concerto, o artista tem a habilidade de fazer da sua música, sua arte e a sua existência pontes. Ele apresenta no Festival o show “Especial Djavan”. Com seu estilo inconfundível de urban jazz, em uma sonoridade futurista, com blend de neo soul, hip hop, jazz fusion, ele revisita Djavan de uma maneira inovadora. Tudo isso sem perder o tom espiritualista presente em todos os seus concertos.

Fausto Nilo é quem fecha a programação na Cidade Jazz & Blues desta edição. A música “Além desse futuro”, de Fagner e Fausto Nilo, dá título ao show, onde o letrista interpretará canções de sua autoria, com diversos parceiros, realçando a dicção de suas poesias. Para isso, contará em cena com a maestria e sensibilidade de Alex Ramon (violão e guitarra), Tito Freitas (piano) e os amigos Jorge Helder (baixo acústico) e Mingo Araújo (percussão).

Nas Igrejas e na Praça 

Na terça-feira, 04, a programação acontece ao longo da manhã. O violonista Alisson Felix, influenciado musicalmente pela obra de Guinga, criou o show instrumental “Cheio de Dedos”, em homenagem ao compositor e violonista carioca. A apresentação, às 9h na Igreja da Gruta, será em duo com o baixista Juvêncio Linhares.

Às 10h, na Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga, o grupo cearense Dona Zefinha traz ao Festival “Ch@furdo”, um espetáculo para todas as idades, onde três irmãos se reúnem para realizar uma apresentação musical improvisada com a maioria dos instrumentos feitos de materiais alternativos.

Fechando a edição, às 11h na Igreja Matriz, o show é “Duo Denny-Maia”, com os instrumentistas cearenses Marcos Maia e Denny Almeida, e a participação de Wagner Ferreira. Eles apresentam repertório de arranjos e composições autorais em gêneros de música instrumental brasileira, como baião, samba, choro, MPB, além de interpretações de jazz, blues, flamenco, latinos e música cigana. 

Em Fortaleza, dois shows no MIS

No domingo, 02, em Fortaleza, o Festival estará no Museu da Imagem e do Som às 18h com duas atrações. A programação começa com o show “Afinidades”, de Adelson Viana, Cristovão Bastos e Cainã Cavalcante, e encerra com “Encontro Cuba-Venezuela-Brasil”, apresentado por Yudith Rojas (Cuba) & Niccole Meza (Venezuela) Sexteto. 

Café no Tom: Bate-papo em Guaramiranga

Além dos shows no Festival, Adelson Viana, Maurício Einhorn e Fausto Nilo vão participar do bate-papo Café no Tom, que acontece tradicionalmente pela manhã no Restaurante Basílico, na Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga. A conversa com o jornalista e músico Dalwton Moura será, respectivamente, no sábado, domingo e segunda-feira, sempre a partir das 11h.

Serviço

26º Festival Jazz & Blues – De 28 de fevereiro a 4 de março de 2025, em Guaramiranga, e dia 02 de março em Fortaleza, no Ceará. Acesso gratuito a toda a programação. Informações: [email protected]. Site: www.jazzeblues.com.br. Redes Sociais: Facebook [Festival Jazz & Blues (CE)] Instagram [@festivaljazzeblues]. 

Endereços

  • Em GUARAMIRANGA

Cidade Jazz & Blues: Estádio Municipal Jean Bardawil – Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n – Centro

Basilico Restaurante: Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n, Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga – Centro

Capela de N. Sra. de Lourdes (Igreja da Gruta): Pousada dos Capuchinhos – Ladeira da Gruta, s/n 

Igreja Matriz de Nossa Sra. da Conceição: Praça Frei Honório, s/n – Centro

Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga: Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n – Centro 

  • Em FORTALEZA

Museu da Imagem e do Som – MIS: Av. Barão de Studart, 410 – Meireles

Leia também| Cai o número de endividados no país, aponta entidade do comércio

Economia Cai o número de endividados no país, aponta entidade do comércio

The post Música Festival Jazz & Blues anuncia programação artística da 26ª edição Com acesso gratuito a todas as atividades, o festival acontecerá de 28 de fevereiro a 4 de março em Guaramiranga e terá programação também no dia 02 de março no MIS, em Fortaleza first appeared on Portal Terra da Luz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.