Ibovespa Futuro cai com atenção a dados e Haddad em meio a temores sobre tarifas

O Ibovespa Futuro operava em baixa nos primeiros negócios desta quinta-feira (27), com investidores atentos a comentários do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, dia de diversos indicadores econômicos nacionais e de preocupações com uma guerra comercial em larga escala. Às 09h10 (horário de Brasília), o índice futuro com vencimento em abril caía 0,58%, aos 132.990 pontos.

Haddad participa às 17h do encerramento do Arko Conference 2025, cujo tema envolve desafios e perspectivas para a economia brasileira.

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 6,8 por cento nos três meses até fevereiro. A mediana das previsões em pesquisa da Reuters era de que a taxa ficaria em 6,8 por cento por cento no período. Às 14h30 saem os números do Caged também de fevereiro. No mesmo horário, o Tesouro ainda divulga o relatório de fevereiro da dívida pública.

Enquanto isso, no exterior os últimos anúncios de tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, levantavam temores sobre a escala de uma guerra comercial global.

As tarifas de 25% que Trump anunciou sobre as importações de automóveis devem entrar em vigor na próxima semana, junto com planos de taxas globais mais amplas, vêm provocando fortes críticas de países e empresas.

Investidores também aguardam os dados de fevereiro do índice de preços PCE, medida de inflação preferida do Federal Reserve, às 9h30. A expectativa é de aceleração do núcleo da taxa anual a 2,7%.

Nos EUA, o Dow Jones Futuro operava com queda de 0,12%, S&P500 tinha desvalorização 0,17% e Nasdaq Futuro caía 0,27%.

Ibovespa, dólar e mercado externo

O dólar à vista subia 0,15%, aos R$ 5,761 na compra e na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,46%, aos 5.771 pontos.

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam com baixa em sua maioria, já que as ameaças tarifárias do presidente dos EUA, Donald Trump, deixaram os investidores temerosos.

Na quinta-feira, ele também usou tarifas como uma ferramenta de barganha, alertando que poderia impor taxas “muito maiores” à União Europeia e ao Canadá, se eles unissem forças para se opor às taxas.

Os preços do petróleo operam em baixa, enquanto o mercado se preparava para mais tarifas da administração Trump.

As cotações do minério de ferro na China fecharam em baixa nesta sexta em meio a crescentes preocupações com a guerra comercial, mas registraram ganho semanal devido ao fortalecimento da demanda chinesa por aço.

(Com Reuters e Bloomberg

The post Ibovespa Futuro cai com atenção a dados e Haddad em meio a temores sobre tarifas appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.