
O Google vai colocar uma aba dedicada ao AI Mode os resultados de busca, inicialmente para uma “pequena porcentagem” dos usuários nos Estados Unidos. Além disso, o acesso ao recurso será liberado para maiores de 18 anos no país, através do programa experimental Labs.
O AI Mode foi anunciado em março de 2025. Desde então, havia uma lista de espera para usá-lo no Labs, e apenas assinantes do Google One AI Premium nos EUA podiam se cadastrar. Com o anúncio desta quinta-feira (01/05), a lista de espera chega ao fim e o modo fica disponível gratuitamente.
O que é o AI Mode do Google?
O AI Mode é uma evolução das AI Overviews, respostas escritas usando inteligência artificial com base nos resultados da busca. Ele é mais completo, capaz de acessar informações em tempo real e dissecar pedidos complexos para gerar textos mais longos e articulados.
A aba para o AI Mode fica ao lado de outras opções da busca, como “Todas”, “Shopping”, “Imagens” e “Vídeos” — não é necessário acessar o Gemini, por exemplo.
O Google dá alguns exemplos de como o AI Mode pode funcionar: ele pode responder, por exemplo, a pedidos como “explique como o déjà vu acontece e como ele está relacionado à memória” ou “melhores antiquários para móveis modernos do meio do século, quero encontrar uma mesinha de café ou armário para discos”.
No primeiro caso, ele encontra fontes para explicar o que o usuário pediu. No segundo, ele lista lojas na cidade onde o usuário está, mostrando cards com horário de funcionamento e avaliação do Google Maps.
Por que o Google criou o AI Mode?
O recurso é uma resposta a concorrentes, como a busca do ChatGPT. Inicialmente, o chatbot da OpenAI só conseguia usar informações que estavam nos dados usados em seu treinamento, mas desde dezembro de 2024, ele é capaz de acessar páginas da web em tempo real e usar este conteúdo para fornecer respostas.
O Google vem perdendo terreno no mercado de buscas: um levantamento recente diz que a empresa teve 89,71% de participação neste setor, ficando abaixo de 90% pela primeira vez desde 2015. A ascensão dos chatbots de IA, que cortam o trabalho de clicar em links e encontrar informações em diferentes páginas, é apontada como um dos motivos para esta queda.
Com informações do TechCrunch e do The Verge
Google começa a colocar AI Mode na busca; saiba como funciona