VÍDEO – Alunos da PUC-SP xingam estudantes da USP: “Cotista filho da p*”

Alunos da PUC emitem gritos racistas contra estudantes da USP. Foto: reprodução

Vídeos que circulam nas redes sociais neste fim de semana flagraram um episódio de racismo envolvendo estudantes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) durante os Jogos Jurídicos Estaduais, realizados em Americana, no interior de São Paulo.

Na gravação, que circula na internet, estudantes brancos da PUC-SP são flagrados gritando ofensas como “pobre”, “ainda por cima é cotista” e “cotista filho da p*ta” contra alunos da Universidade de São Paulo (USP), que adota políticas de adesão a cotistas mais ampla.

A co-deputada estadual Letícia Chagas (PSOL-SP), integrante do mandato coletivo Movimento Pretas, denunciou o caso publicamente e afirmou que acionará o Ministério Público para investigar o episódio. Letícia, que é mestranda em Direito pela USP, criticou o ambiente jurídico universitário, que descreveu como “racista e elitizado”.

“Infelizmente, o caso da PUC não surpreende. A chegada das cotas étnico-raciais incomoda a elite jurídica. Universidades precisam de planos concretos de enfrentamento ao racismo, com disciplinas obrigatórias e maior presença de professores negros e antirracistas”, declarou a co-deputada em entrevista à Fórum.

O Centro Acadêmico 22 de Agosto, que representa os estudantes de Direito da PUC-SP, emitiu nota oficial repudiando as atitudes racistas e pedindo a expulsão dos envolvidos. A nota destacou o histórico da PUC-SP na luta pela igualdade social e racial e defendeu que o episódio seja tratado com rigor e respeito ao devido processo legal.

“A PUC-SP é uma instituição com histórico de luta pela igualdade social e racial no Brasil. Não há lugar no curso de Direito da PUC-SP para indivíduos racistas e classistas”, afirmou o comunicado, que reforçou a necessidade de medidas firmes contra os envolvidos.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.