“Doença X” é grande preocupação de saúde pública no Congo, diz agência africana

Um surto de uma misteriosa doença gripal em uma região remota da República Democrática do Congo é uma “grande preocupação de saúde pública” para o país, que está relatando mais casos, disse o chefe da agência de saúde pública da União Africana.

O Congo registrou mais 147 casos de “Doença X” na última semana, informou o diretor-geral do Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças, Jean Kaseya, em uma coletiva de imprensa online nesta quinta-feira (12).

Mais de 500 casos da doença não identificada foram relatados desde o final de outubro, com as autoridades nacionais sendo alertadas sobre o surto em 1º de dezembro. A maioria dos casos é entre crianças com menos de cinco anos e surgiu em um período de aumento da circulação de influenza. Dezenas de pessoas morreram.

Confirmar o patógeno tem se mostrado difícil, dado o quão remota é a região epicentro do surto. A zona de saúde de Panzi, no sudoeste do Congo, não possui laboratórios que possam testar e diagnosticar adequadamente as amostras. Isso significa que elas precisam ser enviadas à capital, Kinshasa, o que pode levar de dois a três dias por estrada, comprometendo a qualidade das amostras. Esforços estão em andamento para usar um avião para transportar amostras, pelo menos em parte do trajeto.

O CDC da África espera que novas amostras cheguem a Kinshasa na próxima semana, disse Kaseya.

© 2024 Bloomberg L.P.

The post “Doença X” é grande preocupação de saúde pública no Congo, diz agência africana appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.