Apesar do cenário, balanços das empresas devem ser sólidos no 4T24, diz estrategista

O 4° trimestre de 2024 (4T24) foi marcado pela deterioração do cenário macroeconômico doméstico. Ainda assim, as expectativas do mercado são positivas para as empresas listadas na Bolsa.

De acordo com Felipe Veiga, estrategista de ações da XP, que participou do programa Morning Call da XP nessa sexta (31), disse que se espera mais uma temporada de balanços sólidos. A XP cobre cerca de 150 empresas listadas na bolsa.

Aumento de receita

Segundo o analista, dados preliminares indicam crescimento de lucro para quase todos os setores e aumento de receita e Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações), na média, ano contra ano, de 8% e 6%, respectivamente.

“Quando se exclui commodity dessa conta, esse número fica ainda maior, com crescimento de receita e de Ebitda de ano contra ano de 14% e 32%, respectivamente”, disse.

Ele destacou três pontos sobre o relatório com perspectivas sobre a temporada de resultados do 4T24 elaborado pela XP.

“Primeiro, que o mercado de opções está precificando uma reação moderada e uma volatilidade moderada nessa temporada de resultados”, afirmou. “Isso significa que o mercado não espera grandes surpresas nessa temporada (de resultados)”, complementou.

Sombra no desempenho micro

No segundo ponto, Felipe Veiga explicou que quando se analisa a última temporada de resultados – a do 3° trimestre de 2024 (3T24) – no contexto das cinco últimas temporadas de balanço, vê-se que o 3T24 “foi muito influenciado pelo contexto macro, o que acabou ofuscando o desempenho micro”.

“Quando a gente olha a reação média do papéis (na Bolsa) pós-resultado da última temporada (3T24), vê-se que o desempenho foi uniformemente negativo pela primeira vez na comparação com as cinco últimas temporadas de resultados”, disse.

Ele chamou a atenção para os guidances para esse ano a serem anunciados pelas companhias nos balanços do 4T24. “Considerando que o cenário macro deve continuar desafiador, os investidores devem prestar bastante atenção nas projeções financeiras das empresas para 2025”, destacou.

No terceiro ponto ressaltado sobre o relatório de perspectivas dos balanços para o 4T24, o estrategista da XP disse que os principais setores com desempenho positivo nessa temporada estão os de proteínas, propriedades comerciais e papel e celulose. E entre os mais negativos estão os produtores e varejistas da cadeia alimentícia.

The post Apesar do cenário, balanços das empresas devem ser sólidos no 4T24, diz estrategista appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.