Entre personalidades e lendas urbanas, passeio transforma o cemitério da Consolação em uma grande sala de aula

Na noite desta sexta-feira, 31 de janeiro, está prevista para acontecer uma nova edição da visita noturna guiada ao Cemitério da Consolação, na região central de São Paulo. A visita, uma parceria entre a Consolare e o projeto “O que te assombra?”, promete transformar o local em uma grande sala de aula a céu aberto, com visitas aos túmulos de personalidades históricas, lendas urbanas e protagonistas de grandes crimes.

Leia também:

  • Porsche x Sandero: STF nega liberdade a empresário que causou morte de motorista de app, em SP
  • Conta de Bolsonaro é recuperada depois de ser hackeada de novo para lançamento da “moeda oficial” $BRAZIL
  • Fique atento: Manutenção faz CPTM alterar horários de linhas sábado e domingo; veja as mudanças
  • Idosa de 60 anos é ameaçada pelo próprio filho com foice no RJ; suspeito foi preso

Em entrevista ao Metro World News Brasil, Thiago Souza, idealizador do projeto e condutor do passeio revelou que a visita, batizada de “O Consolação e Suas Vozes”, tem como objetivo propor uma experiência única ao visitar o cemitério fora do horário de funcionamento. Para isso, conta com uma parceria com a historiadora Viviane Comunale, mediadora do passeio.

Segundo Thiago o público que costuma participar das visitas é diverso, contando com jovens, adultos e até mesmo crianças que acompanham os pais em um passeio diferente. Por meio das visitas, a ideia é mostrar que o cemitério pode funcionar como um local de aprendizado.

“Ele é como uma grande sala de aula ao ar livre, onde dá para conhecer histórias incríveis, desde biografias marcantes até tragédias e momentos importantes da nossa comunidade. Também é um lugar rico em arte e patrimônio, com esculturas assinadas por grandes artistas”, conta.

Personalidades e lendas urbanas fazem parte do trajeto

Em meio aos diversos túmulos, o trajeto do passeio é guiado pela visita ao local de descanso de personalidades marcantes, como Domitila de Castro, Dr. Luís Gama e Oswald de Andrade. Além disso, Thiago revela que a visita aos jazigos de lendas urbanas e protagonistas de crimes que marcaram a cidade também fazem parte do passeio.

“Trazemos a famosa lenda urbana da Loira do Banheiro, porque no cemitério está o túmulo do ex-marido de Maria Augusta de Oliveira Borges, a mulher que deu origem a história. O passeio finaliza no jazigo dos irmãos “Dos Reis”, protagonistas do massacre no castelinho da Rua Apa”, conta. Além disso, os túmulos de milagreiros como Antônio da Rocha Marmo e Dona Maria Judite de Barros também costumam atrair a curiosidade dos visitantes.

View this post on Instagram

A post shared by Rodney Santos Cardoso (@rodneycardosofotografia)

Com diversas edições realizadas ao longo do ano, a data dos passeios é divulgada com antecedência por meio do Instagram “O que te assombra?”. Na noite desta sexta-feira, 31 de janeiro, será realizada uma nova visita ao local, em celebração ao aniversário de São Paulo, comemorado no dia 25 de janeiro. Inicialmente, o passeio estava previsto para ocorrer no dia 24, mas precisou ser remarcado devido às fortes chuvas que atingiram a cidade.

Para participar, os visitantes devem comparecer ao Cemitério da Consolação, com ponto de encontro em frente a capela do local. A previsão de início é para as 19h15. O passeio é gratuito com a doação voluntária de 1kg de alimento não perecível, no entanto é necessário reservar o ingresso por meio do Instagram do projeto. A quantidade de visitantes é limitada a 150 ingressos e o passeio poderá ser cancelado em caso de chuva.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.