Estes são os planetas que aparecerão próximos à Lua ao longo de fevereiro

Com o final do mês de Janeiro, o ‘alinhamento planetário’ atingirá o seu pico à medida que Fevereiro avança e com ele, um número crescente de pessoas voltam o seu olhar para o céu, pois poderão ver toda uma série de eventos diversos que terão a Lua como personagem principal.

Clique para receber notícias de Tecnologia e Ciências pelo WhatsApp

Estes serão todos os eventos que podem ser vistos

Na próxima quinta-feira, 6 de fevereiro, Júpiter se juntará à Lua crescente, do pôr do sol à meia-noite. Apesar de seu afastamento, Júpiter é o terceiro objeto mais brilhante no céu noturno, depois da Lua e de Vênus, devido ao seu grande tamanho e cor reflexiva.

Da noite de domingo, dia 9, até a madrugada de 10 de fevereiro, a Lua quase cheia estará localizada perto de Marte. No céu, Marte é uma estrela laranja, conhecida como ‘planeta vermelho’. Apesar de ser bem menor que a Terra, possui um brilho significativo devido à sua proximidade.

Além dos planetas, existem estrelas cujo brilho se destaca no céu. No dia 17 de fevereiro, a Lua se aproximará de Spica, a estrela mais brilhante da constelação de Virgem e a décima quinta no céu noturno. No dia 21 de fevereiro, a Lua se juntará a Antares, a estrela mais brilhante da constelação de Escorpião e a décima sexta no céu.

Entre 25 e 28 de fevereiro, Mercúrio juntar-se-á ao desfile planetário, juntando os quatro planetas visíveis a olho nu (Vénus, Marte, Júpiter e Saturno) e os dois visíveis com binóculos ou telescópio (Urano e Netuno). Durante estes dias, os sete planetas do sistema solar estarão visíveis no céu, cinco a olho nu e dois com a ajuda de instrumentos de observação. Essas estrelas cruzarão o céu de leste a oeste.

Haverá uma grande variedade de coisas este mês, desde conjunções lunares até alinhamentos planetários, o céu noturno se tornará um cenário impressionante para os amantes da astronomia. Não se esqueça de olhar para cima e apreciar esses espetáculos celestiais!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.