Brasil tem o dobro de celulares compatíveis com tecnologia 5G em 2024

A Anatel divulgou os dados de acessos de telecomunicações de 2024, e o 5G deu um grande salto no comparativo com o ano anterior. O número de dispositivos compatíveis com a quinta geração praticamente dobrou durante o período, e é a segunda tecnologia de telefonia móvel mais utilizada no Brasil.

O Brasil fechou o mês de dezembro de 2024 com 263,4 milhões de acessos de telefonia móvel. Quando se fala da tecnologia utilizada, o 4G é o líder disparado, com 70,7% dos aparelhos, enquanto o 5G figura no segundo lugar com 15,2%. A lanterna é ocupada pelo 2G e 3G, com 7,5% e 6,6%, respectivamente.

Ao comparar com o ano anterior, o salto do 5G foi significativo. Em 2023, os dispositivos de quinta geração eram minoria, atrás do 2G, 3G e 4G, com 20,5 milhões de aparelhos compatíveis. O ano de 2024 foi encerrado com 40 milhões de smartphones aptos a funcionar com a tecnologia mais recente.

Com a popularização do 5G nos smartphones de entrada, é esperado que a proporção de dispositivos compatíveis aumente cada vez mais a medida que a população trocar seus aparelhos. No entanto, as operadoras precisam investir em cobertura para atender a crescente demanda.

Cobertura 5G atingiu 962 cidades em 2024

Em 2024, o Brasil encerrou o ano com 962 municípios cobertos com 5G na frequência de 3,5 GHz, de acordo com o Teleco. A TIM é a operadora com a maior cobertura, com presença em 607 municípios, seguida por Vivo (504), Claro (287), Brisanet (144), Algar (33) e Unifique (11).

Ainda que a cobertura pareça extensa, há muito espaço para crescimento. O estudo mais recente da Opensignal aponta uma taxa de disponibilidade 5G inferior a 14% nas três maiores operadoras. Esse indicador determina a proporção do tempo que usuários com dispositivo compatível se conectam à uma rede de quinta geração.

Para melhorar a disponibilidade de sinal, as operadoras precisam adensar suas redes nas cidades onde já atuam. Ter um município considerado como coberto não significa que toda a sua extensão tem sinal disponível, fazendo com que os celulares continuem dependendo do 4G e padrões anteriores.

Vivo, Claro e TIM lideram mercado de telefonia móvel

Considerando todas as tecnologias celulares, a Vivo é a líder em linhas de telefonia móvel com 38,8% do mercado, seguida por Claro (33,1%) e TIM (23,6%). O segmento pós-pago (que também inclui controle) é o preferido do consumidor brasileiro, e responde por 61,2% dos contratos.

Além do trio de grandes teles, outras operadoras aparecem no ranking da Anatel. A Algar ocupa o quarto lugar, com 1,7% do mercado nacional e 4,35 milhões de linhas. A Datora, com foco em soluções corporativas e de Internet das Coisas, figura na quinta posição, com 2,91 milhões de clientes.

A Surf Telecom aparece em seguida, com 2,13 milhões de clientes. Essa empresa é responsável por diversas operadoras virtuais (MVNO), incluindo a Correios Celular, Uber Chip, Laricel (da atriz Larissa Manoela) e Tá Telecom.

Algumas operadoras regionais que ganharam licenças no leilão do 5G também apareceram no ranking, mas ainda contam com uma tímida base de clientes. É o caso da nordestina Brisanet, que detém 337,9 mil linhas, bem como Vero (180,2 mil chips) e Unifique (95,3 mil contratos).

Brasil tem o dobro de celulares compatíveis com tecnologia 5G em 2024

Adicionar aos favoritos o Link permanente.