Trump assina decreto que libera demissão em massa liderada por Musk

O bilionário Elon Musk e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca. Foto: Jim Watson/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto que determina que as agências do governo federal preparem um plano de demissões em massa. A iniciativa será liderada pelo bilionário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter) e atual chefe do Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês).

O texto assinado pelo republicano afirma que os órgãos federais devem se colocar à disposição de Musk e sua equipe. O bilionário será responsável por avaliar as folhas de pagamento e decidir quais cortes serão feitos.

A ordem executiva ainda prevê novas contratações para cargos-chave, mas estabelece que apenas uma pessoa será contratada para cada quatro demitidas. Durante a campanha eleitoral, Trump prometeu que teria apenas servidores leais nos cargos mais importantes do governo americano.

Musk ainda decidirá quais vagas devem permanecer fechadas. As regras não valem para órgãos ligados a segurança pública ou imigração e as Forças Armadas não foram incluídas no plano de demissões.

Donald Trump assina decreto no Salão Oval. Foto: Divulgação/Casa Branca

O Doge foi criado por Trump para que Musk pudesse diminuir o número de servidores no governo americano. O bilionário vinha pressionando servidores federais a se demitir e fechar agências ou programas classificados por ele como “de esquerda”.

O bilionário diz que os Estados Unidos irão à falência se o corte de gastos não ocorrer e alega que seu papel no doge é eliminar corrupção e fraude em serviços públicos. Ele não citou qualquer prova de crimes do tipo e chegou a falar que seu trabalho vai “restaurar a democracia”.

O órgão ocupado por Musk não é oficialmente um departamento e não tem fiscalização, já que o bilionário não está em um cargo público. A Casa Branca afirma que o empresário é um “trabalhador especial do governo”.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.