Reality show com traders coloca à prova os desafios emocionais de operar no mercado

Conteúdo XP

O mercado financeiro brasileiro acaba de ganhar o primeiro reality show voltado para traders. Idealizado por Nelson Lee, especialista em Programação Neurolinguística (PNL) aplicada ao trading, ele participou do 8° episódio do programa Trade Show, no canal GainCast, e explicou o projeto.

O reality, que já tem seus três episódios disponíveis, leva participantes a uma imersão intensa, dentro de uma casa, para operar e enfrentar desafios emocionais e psicológicos reais do mercado financeiro.

A ideia

Lee se aprofundou em PNL a partir de 2020. Ele percebeu padrões comuns de comportamento entre traders. “Existe uma crença comum de que a boa disciplina é o que vai resolver tudo para o trader, mas nesses anos todos trabalhando, percebi que há muitas outras mudanças, muitos outros detalhes e que são inerentes a cada um”, explica.

A ideia de criar um reality surgiu ao longo dos últimos anos. O especialista percebeu que muitos traders operam de forma isolada, sem compartilhar suas dificuldades e momentos de descontrole. Com isso em mente, passou os últimos dois anos amadurecendo a ideia de um reality show que evidenciasse esses desafios.

Leia também:‘Problema não é perder na operação, mas não saber o que está fazendo’, diz trader

O Desafio

A produção do reality exigiu uma estrutura complexa, desde a seleção dos participantes até a montagem de uma equipe. “O trabalho foi absurdamente maior do que imaginávamos. Tínhamos equipes para estruturar a casa, assessorar os participantes, monitorar a parte técnica e produzir conteúdo que realmente impactasse as pessoas”, conta Lee.

Os participantes foram selecionados por meio de um processo criterioso que buscava diversidade de perfis. A primeira parte foi uma seleção através do meu Instagram, e a gente fez algumas perguntas para que eu conseguisse alinhar um nível mínimo para dirigir um perfil de participante”, explica.

O dia a dia

Durante uma semana, os traders ficaram isolados, operando no mercado real pela manhã e participando de dinâmicas e treinamentos na parte da tarde. “Nosso objetivo era que os traders operassem pela manhã, permitindo que observássemos suas dificuldades em tempo real. À tarde, organizávamos palestras, treinamentos e dinâmicas específicas para trabalhar esses desafios”, detalha Lee.

Um dos pontos mais marcantes foi a análise dos padrões comportamentais dos participantes. “O maior problema do trader é abrir mão do excesso de conhecimento que ele tem. Ele acredita piamente que tem que estudar mais, precisa aprender mais, que o que sabe não é suficiente e acredita que aquilo é que vai ser a virada de chave, mas não conseguem aplicar nem o básico. Isso se torna um ciclo vicioso”, afirmou.

Leia mais:

O autoconhecimento

Ao longo da imersão, os traders passaram por situações desafiadoras. Lee destacou que, para modificar um padrão de comportamento, era essencial criar uma emoção tão intensa quanto ou ainda mais forte do que aquela vinculada ao padrão antigo. Foi com esse objetivo que as dinâmicas realizadas durante o reality foram estruturadas, explica Lee.

Para o especialista, o maior aprendizado é que o trading é um reflexo da vida. Ele ressalta que o trading não se trata apenas de técnica, mas reflete diretamente o comportamento do indivíduo. Segundo Lee, os padrões que um trader apresenta no mercado estão ligados a outras áreas da vida, tornando o autoconhecimento um fator essencial.

Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o Infomoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice. As melhores plataformas para operar na Bolsa. Abra uma conta na XP.

The post Reality show com traders coloca à prova os desafios emocionais de operar no mercado appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.