Como aliados de Bolsonaro se preparam para a denúncia da PGR

Jair Bolsonaro (PL): aliados esperam que o chefe da PGR, Paulo Gonet, denuncie o ex-presidente nos próximos dias. Foto: Reprodução

Auxiliares de Jair Bolsonaro (PL) preveem que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, deve apresentar uma denúncia contra o ex-capitão ao Supremo Tribunal Federal (STF) nos próximos dias. Diante dessa expectativa, aliados do ex-presidente já se movimentam para preparar uma reação. Bolsonaro, inclusive, deve permanecer em Brasília durante a semana para alinhar sua defesa.

A denúncia deve sustentar que Bolsonaro foi o “cabeça” da organização que tentou dar um golpe de Estado. Em seu relatório, a Polícia Federal identificou oito elementos de prova indicando que o ex-presidente planejou, atuou e teve domínio direto sobre a execução do plano criminoso que buscava impedir a posse do presidente Lula (PT).

A expectativa no Ministério Público é que Gonet apresente a denúncia antes do jantar que Lula terá com ministros do STF na quarta-feira (19), conforme informações do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles. A estratégia visa evitar interpretações de que o petista teria discutido a peça da PGR com os magistrados e com o próprio Gonet, que foi convidado para o encontro.

Nos bastidores, advogados de Bolsonaro já dão como certo que o ex-presidente será denunciado em dois inquéritos: o que investiga a tentativa de golpe e o que apura a fraude em certificados de vacinação. Apesar disso, a defesa de Bolsonaro tem esperança de que Gonet não o denuncie no caso das joias sauditas recebidas como presente e vendidas no exterior.

Integrantes da defesa do ex-capitão aguardam um gesto de Gonet em pelo menos um dos inquéritos nos quais Bolsonaro foi indiciado pela PF.

Gonet diz que PGR vai atuar com 'firmeza' e 2025 será ano com pautas de 'interesse aos valores democráticos' | Política | G1
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, deve apresentar a denúncia contra Bolsonaro antes do jantar que o presidente Lula terá com ministros do STF. Foto: Reprodução

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.