PF faz operação contra magistrados suspeitos de fraudes envolvendo a Eletrobras

Viaturas da Polícia Federal (Foto: Divulgação/PF)

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta segunda-feira (24), mandados de busca e apreensão nos gabinetes do desembargador Elci Simões, no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), em Manaus, e do juiz Jean Pimentel, em Presidente Figueiredo.

A operação foi realizada em conjunto com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e teve como objetivo investigar supostas irregularidades envolvendo os magistrados, que foram afastados do tribunal na última sexta-feira (21).

Ambos são acusados de autorizar documentos que possibilitaram a retirada de quase R$ 150 milhões da Eletrobras (ELET6). Durante a operação, foram apreendidos documentos e equipamentos eletrônicos que serão submetidos à perícia em Brasília.

Desde o afastamento dos magistrados, os gabinetes foram interditados por determinação do CNJ, e os dois estão proibidos de acessar os locais.

A decisão foi tomada com base em uma denúncia formal que apontava irregularidades no processo que permitiu a retirada do montante da Eletrobras. O caso envolve uma execução de título extrajudicial aberta em 2021 por Bruno Eduardo Thomé de Souza, que alega ter direito a créditos emitidos pela empresa em 1966. A Eletrobras, por sua vez, contesta a validade dos documentos e acusa fraude na decisão.

O CNJ destacou que a rapidez excessiva no andamento do processo contra a Eletrobras não condizia com o volume de trabalho da Vara Única e que o juiz agiu sem a devida cautela ao analisar os documentos e a legitimidade dos beneficiários. A reclamação disciplinar, que tramita em sigilo, dá aos magistrados um prazo de cinco dias para se manifestarem sobre as acusações.

The post PF faz operação contra magistrados suspeitos de fraudes envolvendo a Eletrobras appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.