Festival A Voz da Periferia

A música autoral da Região Metropolitana de Belo Horizonte ganha destaque no Festival A Voz da Periferia, que chega à sua segunda edição e acontece entre os dias 4 e 6 de abril, na casa de shows Autêntica. O evento gratuito apresenta 20 semifinalistas que disputarão o título de melhor voz do concurso. O vencedor será anunciado no último dia do festival, que contará com um show especial do padrinho FBC, além da apresentação de 92 BPM e Preto C.

Com o objetivo de promover inclusão e oportunidades no mercado musical, o festival se propõe a oferecer suporte para artistas que enfrentam dificuldades para gravar suas músicas e consolidar suas carreiras. “A segunda edição da Voz da Periferia reforçou tudo aquilo que eu já tinha sentido na primeira. O festival tem um papel fundamental em dar visibilidade e estrutura para talentos da periferia. O processo de inscrição, seleção e participação é emocionante, e a energia envolvida é única”, afirma João Marcello Bôscoli, diretor musical do evento.

Nos dias 4 e 5 de abril, os semifinalistas se apresentarão com músicas inéditas — autorais ou não. Os jurados Flávio Renegado, Nath Rodrigues, Henrique Portugal e João Marcello Bôscoli selecionarão seis finalistas para a grande final, que contará com voto popular online. O público poderá participar da votação pelo site, a partir das 22h do dia 5 de abril.

Curador do festival, Flávio Renegado, nascido no Alto Vera Cruz, destaca o crescimento da iniciativa e a evolução dos participantes. “É impressionante ver como essa nova geração tem se estruturado e se aperfeiçoado, mesmo com poucos recursos. Tivemos o dobro de inscrições este ano, o que elevou bastante o nível técnico dos concorrentes”, comenta o artista.

Os competidores subirão ao palco acompanhados de uma banda composta por músicos renomados, incluindo Marcelo Maita (teclados e maestro), Rogério Delayon (guitarra), Débora Costa (percussão), Aloízio Horta (baixo), Matheuzin Ramos (bateria) e Danillo Mendonça (trombone). A apresentação do festival será conduzida pelo jornalista musical Terence Machado, do programa Alto-Falante, enquanto a DJ Black Josie assume os intervalos entre os shows.

Premiação e Formação Musical

O vencedor do festival terá direito à gravação profissional da música apresentada, mixada e masterizada, além da produção de um videoclipe com registros dos ensaios, bastidores e apresentação no festival. Além disso, todos os finalistas recebem um cachê de R$ 1.500, consultoria de estilo com Bárbara Penido, do Atelier Bartô, e suporte na divulgação da música gravada.

Os 20 semifinalistas ainda participam de workshops formativos entre os dias 24 e 26 de março, abordando temas como o mercado fonográfico e o desenvolvimento de carreira. Já os ensaios acontecem de 31 de março a 3 de abril, no Engenho Estúdio, um dos mais premiados do país.

Realizado pela IBEX Produção Cultural em parceria com a Branco Eventos (SP), o festival é viabilizado por meio da Lei Descentra Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig e apoio da BH FM e Impact Hub.

Serviço – Festival A Voz da Periferia

? Datas: 4, 5 e 6 de abril (sexta a domingo)
? Horário: 20h às 23h
? Local: Autêntica (Rua Álvares Maciel, 312 – Santa Efigênia, BH)
? Entrada gratuita

Programação Pré-Festival

? Workshops: 24, 25 e 26 de março | ? 19h às 21h45
? Ensaios: 31 de março a 3 de abril | ? 16h30 às 21h

The post Festival A Voz da Periferia appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.