Segurança Força-tarefa discute melhorias na visitação ao Cristo Redentor após morte de turista Medidas incluem novo posto médico, ambulância fixa e projeto de modernização do local

A Comissão Permanente do Cristo Redentor, criada após a morte de um turista no monumento, reuniu-se nesta segunda-feira (31) para discutir melhorias nas condições de visitação do mirante no Rio de Janeiro. Esta foi a segunda reunião da força-tarefa, que busca aprimorar a segurança e o atendimento aos visitantes.

Instituições envolvidas e objetivo da comissão

O grupo é composto por diversas instituições responsáveis pela gestão do Alto Corcovado, dentro do Parque Nacional da Tijuca. Entre elas estão o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o parque; a Arquidiocese do Rio de Janeiro, responsável pelo santuário no monumento; o Trem do Corcovado, que transporta turistas até o topo; e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, explicou a importância da união entre essas entidades: “Antes, cada um tomava decisões isoladamente. Agora, unificamos a gestão para garantir que todos os cuidados necessários sejam cumpridos em relação à vida dos visitantes”.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Medidas adotadas após a tragédia

A força-tarefa foi estabelecida após a morte do turista Jorge Alex Duarte, de 54 anos, que sofreu um infarto nas escadarias do monumento. A família denunciou que o posto de atendimento médico estava fechado no momento do ocorrido.

Desde então, várias mudanças foram implementadas. O parque agora funciona das 7h às 19h, com um posto médico ativo durante todo o horário. Uma ambulância fixa foi instalada no local, e pontos de hidratação foram espalhados para melhor atender os turistas.

“Evoluímos. Agora temos infraestrutura adequada para prestar assistência médica em caso de emergência”, afirmou Fonseca.

Projeto de modernização e investigações em andamento

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Um grande projeto de modernização, orçado em R$ 75 milhões e coordenado pelo ICMBio, foi protocolado no Iphan. O plano inclui a instalação de três novos elevadores até novembro para melhorar a acessibilidade, além da implementação de escadas rolantes.

Apesar das melhorias, as investigações sobre a morte do turista ainda estão em andamento. A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor aguarda a conclusão dos inquéritos do Ministério Público Federal, do Ministério Público Estadual e da Delegacia do Consumidor para formalizar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com medidas definitivas.

“O TAC vai reunir todas as ações necessárias, mas só será elaborado quando tivermos todos os documentos e conclusões das investigações”, explicou Gutemberg Fonseca.

Leia também | Roberto Lessa lança “Wolf”, primeiro álbum solo da carreira, em show no Cineteatro São Luiz

Música Roberto Lessa lança “Wolf”, primeiro álbum solo da carreira, em show no Cineteatro São Luiz

The post Segurança Força-tarefa discute melhorias na visitação ao Cristo Redentor após morte de turista Medidas incluem novo posto médico, ambulância fixa e projeto de modernização do local first appeared on Portal Terra da Luz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.