“Índice do medo” VIX dispara mais de 50% com intensificação da guerra comercial

Home Broker

O Índice de Volatilidade VIX, conhecido como o “índice do medo”, disparou 50,92% nesta sexta-feira (4), atingindo US$ 45,31 no fechamento. A alta reflete a escalada dos temores de uma guerra comercial, após a China retaliar as tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O índice chegou a seu maior patamar desde março de 2020, na pandemia. Maior ponto registrado do índice do medo na crise de 2008, quando fechou em 80,86 pontos.

GUIA: Bull e bear market: o que são e o que esses animais dizem sobre o mercado?

Trump anunciou na quarta-feira que aplicará uma tarifa de pelo menos 10% a todos os exportadores para os EUA, com taxas ainda maiores sobre cerca de 60 nações para combater grandes desequilíbrios comerciais com os EUA. Em resposta, a China anunciou tarifas adicionais de 34% sobre os produtos dos Estados Unidos nesta sexta-feira (4).

As tarifas recíprocas adotadas pela Casa Branca podem reduzir o PIB global entre 0,5% e 0,7% este ano e causar um “choque estagflacionário” nos EUA, elevando a inflação em 1,5 ponto porcentual e fazendo o PIB cair de 1% a 1,5% em 2025, calcula o Bank of America. O banco também prevê chances de 50% de uma recessão nos EUA nos próximos 12 meses

Desenvolvido pela Chicago Board Options Exchange (CBOE), esse indicador leva em conta o preço de opções do S&P 500 para 30 dias – a ideia é que a variação do valor fixada nestes derivativos fornecem as expectativas do mercado para a volatilidade neste período.

The post “Índice do medo” VIX dispara mais de 50% com intensificação da guerra comercial appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.